Notícias
GESTÃO INOVADORA
Dimensionamento de Força de Trabalho é tema de palestra a estados e municípios participantes do Programa Nacional de Gestão e Inovação
Nos dias 4 e 15 de dezembro, a equipe do Programa Nacional de Gestão e Inovação (PNGI) do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) promoveu duas palestras on-line sobre Dimensionamento da Força de Trabalho (DFT) a representantes de estados e municípios que integram o programa. A iniciativa faz parte das ações do PNGI de apoio à implantação de soluções disponibilizadas pela pasta da Gestão voltadas ao fortalecimento dos serviços públicos prestados à população.
Uma dessas soluções é o DFT, ferramenta de planejamento que define o número ideal de pessoas em uma organização, unidade ou para tarefas específicas, visando otimizar a entrega de resultados com base em dados e processos. Também ajuda a balancear a carga de trabalho, evitar excessos ou faltas, e alinhar o quadro de pessoal às necessidades de demanda e aos objetivos estratégicos.
Além da divulgação da ferramenta, as palestras destacaram os benefícios da aplicação da técnica a gestores do município de Juiz de Fora (MG) e dos estados do Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Bahia e Sergipe. Na ocasião, o coordenador de Planejamento da Força de Trabalho da DFT, Diego Dorea, explicou que o trabalho em parceria “permite a avaliação conjunta pelas equipes sobre as possibilidades de atuação para atender os estados e municípios, possibilitando também a troca de experiências com o governo federal”.
Já a coordenadora do PNGI, Catarina Pinheiro, ressaltou que, sempre que possível, há a realização de encontros entre os entes federativos que estão no PNGI uma vez que “além de viabilizar a troca de experiências e contatos na federação, otimizamos o tempo dos colegas responsáveis pelas soluções do MGI”.
O PNGI disponibiliza mais de 30 serviços e soluções em gestão pública, já usadas pelo governo federal, a estados e municípios aderentes ao programa. Essas ferramentas otimizam a gestão pública em áreas estratégicas como Transformação Digital, Inovação e Desenvolvimento de Competências e Lideranças, Patrimônio Imobiliário, Logística e Compras Públicas, Transferências e Parcerias, Governança de Estatais.
Conheça o Programa Nacional de Gestão e Inovação.