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BALANÇO MGI
Balcão GOV.BR expande cobertura e alcança 33 milhões de pessoas em 15 estados
Ajudar as pessoas a desenvolverem habilidades digitais para a utilização dos milhares serviços digitais disponíveis no GOV.BR. Este é um dos objetivos do programa Balcão GOV.BR, lançado em 2024 pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Presente em todas as regiões do Brasil, o programa possui atualmente 120 unidades em 15 estados. Segundo dados do ministério, divulgados nesta segunda-feira (22/12), a capilaridade da iniciativa alcançada em 2025 já pode atender cerca de 33 milhões de pessoas.
Uma dessas pessoas é Maria Francisca de Queiroz Leite, de 53 anos e moradora de Rio Branco, capital do Acre (AC). Ela relata que trocou de celular e precisava acessar a sua Carteira de Trabalho Digital, mas estava com problema para recuperar a senha da sua conta GOV.BR.
“Eu teria que esperar três dias para recuperar a senha, e aqui, no Balcão GOV.BR da OCA (Organização em Centros de Atendimento), a moça conseguiu resolver na hora. Para mim, isso é essencial, porque eu estava precisando com certa urgência. Ela agilizou todo o atendimento, e eu fiquei muito feliz”, relatou. “E agora vou me sentir mais segura de acessar os serviços do GOV.BR”, completou.
O Balcão GOV.BR consiste no atendimento presencial para pessoas que enfrentam dificuldades no uso do GOV.BR, como idosos, pessoas sem acesso à internet ou com baixa alfabetização digital. Recentemente, a iniciativa foi reconhecida internacionalmente no GovTech Prize 2025, recebendo o prêmio de melhor serviço governamental do mundo centrado no cidadão.
O balanço do programa evidencia um avanço expressivo entre 2024 e 2025. No primeiro ano, a iniciativa contava com 53 unidades de atendimento, presença em 4 estados, 4 redes de atendimento credenciadas e um alcance populacional estimado em 9 milhões de pessoas. Já em 2025, o programa apresentou uma expansão consistente, alcançando todas as cinco regiões do Brasil, sendo 120 unidades de atendimento em funcionamento, 17 redes credenciadas e presença em 15 estados do país, o que ampliou significativamente seu alcance populacional. No total, a iniciativa do ministério já atendeu 225 mil pessoas.
Os endereços dessas unidades estão disponíveis aqui.
Atendimentos no Acre
A OCA Móvel do estado do Acre é uma dessas unidades, que oferece cerca de 200 serviços, de maneira itinerante, para a população acreana. Segundo Francisca Brito, diretora da OCA, uma das redes de atendimento credenciadas ao Programa Balcão, o veículo do projeto já esteve em mais de 35 bairros na capital acreana e em 14 municípios do estado. “Essa é a nossa maneira de levar serviços públicos a todos os cantos do nosso estado, pensando em comodidade, cidadania, inclusão e qualidade no atendimento para os cidadãos. E o Balcão GOV.BR acompanha a gente em todos os atendimentos pelo Acre”, explicou.
Para Brito, ajudar pessoas com baixo letramento digital faz parte da missão de incluir e desburocratizar o acesso aos serviços públicos. “Ainda há uma parcela muito grande de pessoas que necessitam de um olhar inclusivo e acolhedor, para que possam utilizar plenamente todos os serviços oferecidos, e, como servidores públicos, precisamos ter o olhar atento às necessidades de todas as pessoas”, complementou. Redes de atendimento ao cidadão interessadas em se credenciar ao programa devem acessar gov.br/programabalcao
A mesma visão tem o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas. “Nós temos um olhar de não deixar ninguém para trás na transformação digital, todas as pessoas devem ser beneficiadas pelas facilidades de um governo digital, que esteja disponível na palma da sua mão”, disse. “O GOV.BR representa mais tempo para você ficar com sua família e, como gestores públicos, queremos levar isso para a maior quantidade de pessoas possível”, acrescentou.
GOV.BR
Atualmente, o GOV.BR possui mais de 172 milhões de usuários, possibilitando o acesso a quase 13 mil serviços, sendo 4600 serviços digitais do Governo do Brasil e outros 8300 serviços de estados e municípios. Para utilizar a plataforma, o primeiro passo é acessar a loja do seu dispositivo e fazer o download do app GOV.BR. Após abrir o aplicativo, digite seu CPF e clique em “continuar”, para criar ou alterar sua conta.
No primeiro acesso, é preciso realizar o cadastro. O cidadão preenche um formulário simples e seus dados podem ser validados na Receita Federal ou no INSS. Todavia, esse formulário só permite acesso em nível bronze. Nesse caso, utilizar o aplicativo é uma vantagem, pois a ferramenta já oferece automaticamente a opção para o aumento de nível de conta, o que significa maior segurança.
Uma conta de nível Prata é conseguida a partir do reconhecimento facial para conferência da foto com a da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Também é possível ter uma conta desse nível a partir da validação de seus dados em um dos 17 bancos credenciados na plataforma.
Já para ter uma conta Ouro, que permite acesso a qualquer serviço público digital e garante uma ampla segurança para os cidadãos, é preciso fazer o reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral ou pelo QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou, ainda, a partir de um Certificado Digital compatível com a ICP-Brasil.
Em caso de dúvidas, as pessoas podem acessar o gov.br/conta ou falar com um atendente pelo gov.br/atendimento.
