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SEMANA DE INOVAÇÃO

Servidores apresentam experiências exitosas com uso de tecnologias em políticas públicas na área da saúde

Troca de informações entre os participantes da Semana de Inovação 2024 mostrou que o uso de tecnologias no atendimento e melhoria da saúde da população tem efeitos positivos na gestão pública
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Publicado em 04/11/2024 12h30
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Municípios apresentam experiências de transformação digital durante Semana da Inovação 2024. Foto: Washington Costa

Na última quinta-feira (31/10), diversos servidores públicos de municípios brasileiros tiveram a oportunidade de apresentar experiências exitosas de políticas públicas construídas com o auxílio da tecnologia, com foco na melhoria da saúde pública. O debate ocorreu na Semana de Inovação 2024, que é promovida pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Escola Nacional da Administração Pública (Enap). As experiências escolhidas foram implantadas nos municípios de Pinhais-PR, São Gonçalo-RJ, Sobral-CE e Juiz de Fora-MG.

Segundo Régis Borges de Oliveira, coordenador geral de Gestão da Rede de Governo Digital (Rede GOV.BR) do MGI, a Rede GOV.BR é um espaço de intercâmbio entre o governo federal e estados e municípios. De acordo com Régis, os estados e municípios podem utilizar as soluções de governo digital do governo federal gratuitamente, gerando economia de recursos e de esforços que podem ser dedicados   a outras pautas importantes para suas realidades.

“Sempre fazemos eventos para conhecer as experiências que deram certo, e dessa vez, resolvemos escolher experiências na área da saúde. Essas soluções resolvem muitos problemas e dão direcionamento para melhorias, fazendo com que possamos promover uma avaliação dos serviços como uma etapa necessária e importante para melhorarmos as nossas entregas. Isso traz insumos para melhoria da prestação de serviços e da gestão”, defendeu Régis.

Experiências

Samira Raduan dos Santos, diretora do Departamento de Controle, Avaliação e Auditoria, da Secretaria de Saúde de Pinhais-PR, explicou que o foco do seu trabalho e da iniciativa que implantaram foi a atenção primária do município. A ideia era buscar alternativas para resolução de um dos problemas, que era a falta de especialistas para atendimento dos cidadãos.

Um dos motivos para esse cenário era a falta de interesse dos profissionais em atuarem no município por não ter a estrutura necessária. Foi a partir daí que surgiu a ideia de criar o consultório virtual.

O agendamento é feito para quem está na fila de espera, de acordo com a disponibilidade dos especialistas, independente do turno. Após contatar o cidadão, ele vai até a secretaria de Saúde onde tem o consultório virtual e o médico pode atendê-lo de qualquer lugar do Brasil. A consulta é acompanhada por um profissional de enfermagem, com prontuário eletrônico, eficaz e fácil de usar.

“Estamos atendendo com sete especialidades, entre elas, gastroenterologia, endocrinologia, cardiologia, neurologia, reumatologia e pneumologia. Já atendemos 2.210 usuários desde março deste ano. Nosso índice de reclamação é zero, pois fazemos um acolhimento prévio. Vencemos os obstáculos e fomos em frente. Temos uma experiência exitosa e a equipe abraçou a ideia”, explicou Samira.

Inteligência Artificial e Big data para diagnóstico

Deivid Robert de Cresci Campos, presidente da Fundação Municipal de Saúde de São Gonçalo-RJ, explicou que o município tem mais de 1,2 milhão de habitantes, com recursos escassos, com necessidade de saúde pública adequada.

Campos explicou como o município implementou uso de Inteligência Artificial a partir de 2017 e, desde então, foi feita a coleta de dados para uma das maiores integrações de saúde pública no Brasil. Com uma quantidade adequada de informações, os servidores avançaram para outras etapas do projeto.

A equipe trabalhou na integração e conexão com provedores diferentes de internet e foi criada uma plataforma única de cadastros clínicos. Foi feito um mesmo prontuário eletrônico para permitir que todas as unidades pudessem acessar os dados do paciente com rapidez em um único lugar. Ao todo, foram coletados dados para uso em 243 unidades de saúde, entre rede de atenção básica, rede hospitalar e rede especializada.

Os estudos possibilitam a análise de um cenário futuro de uma situação de saúde, de acordo com os dados dos pacientes, e dessa forma, é possível ver a tendência e a probabilidade de usos, por exemplo, de UTIs, e os hospitais podem ter uma programação para a compra de materiais e reserva de leitos.

Quando os pacientes estão internados, a IA faz um apanhado dos dados médicos e gera um índice para indicar quais são os pacientes mais vulneráveis e que podem precisar de UTI. Então, é possível dedicar atenção suficiente para evitar a piora do estado clínico, principalmente se o hospital estiver lotado.

A IA também indica quais são os melhores especialistas para contratações, de acordo com a procura dos pacientes.

Sistema AvaliaSol

Heryca Laiz Linhares Balica, coordenadora de Políticas, Planejamento e Avaliação em Saúde de Sobral-CE, contou que surgiu a necessidade de avaliar os serviços de saúde do município através da visão dos usuários. Foi feita uma parceria entre a Secretaria da Saúde e a Controladoria Geral do município para a criação de um sistema intuitivo, de fácil acesso para os usuários e acessado de dentro da unidade de saúde.

O usuário faz a avaliação após a conclusão do seu atendimento. São duas perguntas principais: “Como gostaria de avaliar seu atendimento?” e "Como você avalia nossa estrutura física?". O sistema tem uma mensuração em escala do tipo Lickert, que combina estatística à psicologia para promover uma imersão lógica na mente do consumidor. A avaliação é específica e setorizada através da utilização de qr codes. O sistema foi implantado inicialmente em duas unidades Piloto, sendo posteriormente estendido aos demais Centros de Saúde da Família.

Com a plataforma é possível gerar relatórios por secretarias, por setores e unidades. Todo o sistema permite fazer análises e identificar problemas, além de indicar quais setores precisam de intervenção. “Vamos levar esse projeto para as outras unidades, por exemplo, a de saúde especializada e unidades hospitalares, para conseguirmos qualificar cada vez mais nossos serviços”, explicou Heryca.

A coordenadora explicou que o sistema é um canal de comunicação direta com os usuários, de fácil acesso, com realização de feedbacks em tempo real, promoção da qualidade e satisfação do paciente. A avaliação geral atual é de 8,32 (0 a 10).

JF contra o Aedes

Flávio Henrique de Almeida Junior, gerente do Departamento de Programas, Ações Estratégicas e Gestão Participativa da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora-MG, disse que seu município que possui 550 mil habitantes. É a quarta maior cidade de Minas Gerais e que sofreu com a alta de casos de dengue. A partir daí, foi montada uma força-tarefa para criar a plataforma JF contra o Aedes, aproveitando outras experiências exitosas com plataformas digitais de saúde no município.

A plataforma possui espaço de inserção de dados, possibilidade de upload de fotos do local de focos de dengue, campos de preenchimento de endereço do local, espaço com perguntas e respostas frequentes a respeito da dengue para esclarecer dúvidas da população, além de vídeos e materiais educativos sobre o mosquito. Os servidores conseguem obter relatórios gerados diariamente com a quantidade de focos e locais mais afetados.

Finanças, Impostos e Gestão Pública
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