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Notícias

VALORIZAÇÃO DOS SERVIDORES

O que a Gestão faz por você? Valoriza os servidores públicos com ações inovadoras em gestão de pessoas

O Ministério da Gestão implementa estratégias inovadoras e projetos como o Programa de Gestão de Desempenho, o Concurso Nacional e o Dimensionamento da Força de Trabalho para modernizar a administração pública
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Publicado em 16/07/2024 10h07
Gestão-faz_Servidores (1).png

Imagem: Divulgação

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos tem entre suas obrigações a responsabilidade de implementar estratégias inovadoras na administração pública, liderando a transformação da cultura de Gestão de Pessoas. Por meio da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), o ministério vem priorizando o desenvolvimento, a retenção e o reconhecimento de profissionais comprometidos com a entrega de serviços públicos de excelência à sociedade, enfatizando a importância do estímulo e apoio ao envolvimento dos servidores em suas áreas de atuação.

Dentro dessa nova perspectiva de gestão de pessoas, diversos projetos foram implementados para promover uma administração pública mais eficiente. Um deles é o Programa de Gestão de Desempenho (PGD), que visa melhorar o desempenho institucional no serviço público, focando na integração entre o trabalho dos participantes, as entregas das unidades e as estratégias organizacionais.

O PGD é um instrumento de gestão que transforma a lógica do serviço público ao substituir a folha de ponto pelo foco nas entregas das unidades e nas estratégias organizacionais. Entre seus benefícios estão maior transparência nas entregas das unidades, melhoria na gestão das equipes com alinhamento de resultados às estratégias e redução de despesas, especialmente com manutenção de espaços físicos, devido às diferentes modalidades de trabalho oferecidas pelo programa. Ele pode ser implementado em qualquer órgão ou entidade da Administração Pública Federal.

Outro projeto é o Dimensionamento da Força de Trabalho (DFT), uma metodologia que busca otimizar a gestão de pessoal no serviço público, avaliando continuamente as necessidades dos órgãos. Seu objetivo é apoiar a gestão de pessoas e a construção de políticas públicas, utilizando dados qualitativos e quantitativos sobre as entregas realizadas, considerando as características de cada unidade e o contexto de trabalho. Essa ferramenta visa melhorar vários aspectos do trabalho diário dos órgãos, ampliando a compreensão sobre o que deve ser feito e como.

“Estamos trabalhando no sentido de organizar uma visão sistêmica da gestão de pessoas, atendendo às demandas da sociedade”, ressalta o secretário de Gestão de Pessoas, José Celso Cardoso, ao defender um olhar diferenciado para a gestão de pessoas no ciclo laboral do servidor público.

O MGI também implementou o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), um novo modelo de seleção de servidores públicos. Este modelo realiza concursos públicos conjuntos para cargos efetivos nos órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, com provas simultâneas em todos os estados e no Distrito Federal. O objetivo do CPNU é promover igualdade de acesso aos cargos públicos, padronizar os procedimentos de aplicação das provas, melhorar os métodos de seleção priorizando as qualificações necessárias para o setor público e assegurar a impessoalidade na seleção dos candidatos em todas as fases do processo.

Outras ações

Visando garantir mais direitos para as mães servidoras públicas e possibilitar maior conforto e praticidade na alimentação de seus filhos durante o expediente, o MGI iniciou em 2024 a implementação de salas de amamentação nos ministérios, que são espaços dentro da empresa onde a mulher, seja ela servidora, colaboradora ou funcionária terceirizada, com conforto, privacidade e segurança, tenha mais facilidade para a amamentação e a ordenha. O espaço é equipado com cabines individuais, poltrona de amamentação, ar-condicionado, refrigerador com termômetro digital para armazenamento de leite, micro-ondas, esterilizador de mamadeiras, trocador de fraldas e pia para higienização, além de outros utensílios de apoio.

Outro foco do ministério está em aprimorar o conhecimento dos servidores. Por isso, o MGI, em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), desenvolveu o LideraGOV, um processo de formação para servidores públicos para qualificá-los a atuar como líderes comprometidos e prontos para ocupar cargos e funções estratégicas. O curso foi concebido de modo a possibilitar que os alunos vivenciem uma experiência de aprendizagem orientada para o desenvolvimento de um conjunto de competências relacionadas à autoliderança, ao engajamento de pessoas e equipes e à gestão estratégica das organizações.

Outra iniciativa liderada pelo MGI é o SOUGOV.BR, plataforma de gestão de pessoas que facilita o acesso de servidores a serviços, permitindo que realizem consultas e operações como atualização de dados pessoais, emissão de contracheques, solicitação de licenças e benefícios, entre outros. A plataforma moderniza a administração pública, conectando mais de 1,27 milhão de usuários a mais de 200 órgãos. Ela oferece mais de 180 serviços de forma centralizada e acessível, simplificando processos que antes eram burocráticos.

Capacitações

O Ministério da Gestão também tem em sua missão institucional promover iniciativas para capacitar os servidores públicos federais. Para isso, a pasta conta com a atuação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), entidade vinculada ao MGI, que oferece cursos gratuitos aos servidores.

A Enap é a principal instituição de governo responsável pela oferta de cursos, que têm como objetivo aumentar a capacidade dos gestores de elaborar políticas públicas de qualidade para sociedade. Desde a sua criação, em 1986, a Enap oferece cursos totalmente sem custos, que buscam promover soluções inovadoras e que incentivem a transformação do Estado brasileiro. Para isso, atua em diferentes áreas como, por exemplo, governo digital, gestão de pessoas e compras públicas.

Finanças, Impostos e Gestão Pública
Tags: GESTÃO FAZSERVIDORES PÚBLICOSGESTÃO DE PESSOASVALORIZAÇÃO DOS SERVIDORES
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