Colaboração no aperfeiçoamento de controles internos
No esforço de fomentar o constante diálogo e aperfeiçoamento não somente dos controles internos, mas também de outras ações relacionadas à gestão de riscos e à promoção da integridade nos órgãos, em cooperação com as demais AECIs, foram continuados os encontros da Rede GIRC (Governança, Integridade, Riscos e Controles Internos), originalmente concebida com o objetivo de estimular o debate e a sistematização de boas práticas relacionadas à governança, à integridade, à gestão de riscos e aos controles internos.
A Rede GIRC é uma rede colaborativa aberta, existente desde 29 de agosto de 2017, que dissemina boas práticas e promove debates sobre os temas de Governança, Integridade, Gestão de Riscos e Controles Internos no Setor Público brasileiro.
Em 2024, o grupo formado pelos Chefes das Assessorias Especiais de Controle Interno - AECIs de cinco Ministérios (Cidades; Gestão e Inovação em Serviços Públicos; Cultura; Planejamento e Orçamento e Justiça) trabalha como Curadores, discutindo e decidindo os temas a serem tratados e os painelistas convidados nos encontros da Rede GIRC. A AECI/MGI, por intermédio de sua Coordenação de Suporte à Gestão de Riscos/CORIS, desempenha o papel de Secretaria-Executiva da Rede GIRC, apoiando o planejamento e a organização dos eventos da Rede.
Em 2024 foram realizadas 5 edições, sendo a última do ano uma edição especial realizada em 5 de novembro de 2024, celebrando a 50ª edição da Rede GIRC, com o lançamento do livro “Integridade: Riscos e Reflexões para o Setor Público: Uma jornada pelos 7 anos da Rede GIRC”. A obra, construída em parceria com a União Nacional dos Auditores do Ministério da Educação (UNAMEC), marcou as 50 edições da Rede GIRC e é composta por 17 artigos que abordam desde fundamentos de integridade e gestão de riscos até temas mais comportamentais como assédio e discriminação. Participaram desta edição a auditora chefe da Unidade de Auditoria do Instituto Federal de Alagoas e presidente da UNAMEC, Marília Matsumoto; o chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do MGI, Francisco Bessa; e o servidor do Instituto Federal do Paraná, atualmente em exercício na Diretoria de Governança da Secretaria de Patrimônio da União (SPU), César Fonseca. O evento também contou com uma palestra especial mediada pela gerente de projetos no Ministério da Educação (MEC) e diretora de comunicação da UNAMEC, Maria Luiza Teixeira, e proferida por Rodrigo Fontenelle, controlador-geral de Minas Gerais e fundador da Rede GIRC, que enfatizou a importância da colaboração na construção de um ambiente de integridade na administração pública. evento contou com uma mesa de abertura, na qual participaram a auditora chefe da Unidade de Auditoria do Instituto Federal de Alagoas e presidente da UNAMEC, Marília Matsumoto; o chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do MGI, Francisco Bessa; e o servidor do Instituto Federal do Paraná, atualmente em exercício na Diretoria de Governança da Secretaria de Patrimônio da União (SPU), César Fonseca. O evento também contou com uma palestra especial mediada pela gerente de projetos no Ministério da Educação (MEC) e diretora de comunicação da UNAMEC, Maria Luiza Teixeira, e proferida por Rodrigo Fontenelle, controlador-geral de Minas Gerais e fundador da Rede GIRC, que enfatizou a importância da colaboração na construção de um ambiente de integridade na administração pública.

- Rede GIRC
Link: INTEGRIDADE: RISCOS E REFLEXÕES PARA O SETOR PÚBLICO | LIVRO DIGITAL | Even3 Publicações
O Planejamento em 2025 prevê a realização de 4 edições a programadas para os meses de maio, agosto, outubro e dezembro. Entre os principais temas candidatos, a integridade e ciência comportamental, os desafios da Integridade na era da Inteligência Artificial, riscos ambientais/climáticos e prevenção e riscos em combate à corrupção em contratações públicas.
A 51ª Edição da Rede GIRC, realizada em 30 de maio de 2025, foi intitulada “Integridade e ciência comportamental: o que a gente faz é por debaixo dos panos...” com a motivação de ser realizada no mês de referência ao Dia Nacional da Ética e ao Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral. O evento contou com a participação das painelistas Marizaura Camões - Coordenadora-Geral de Inovação e Ciências Comportamentais do MGI, Roberta Codignoto -Advogada e Consultora em Integridade e Compliance; do painelista Francisco Eduardo de Holenda Bessa – Chefe da Assessoria Especial de Controle Interno AECI-MGI, com a mediação de Patricia Alvares, Secretária de Integridade Pública SIP-CGU.
A 52ª Edição da Rede GIRC foi realizada no dia 14 de agosto de 2025, intitulada “Você é mais do que sei... Inteligência Artificial, ética e inovação na burocracia pública”, possibilitando debater, entre outros assuntos, a IA em aspectos éticos, a regulamentação do tema e a proteção da propriedade intelectual e segurança da informação. Na oportunidade, contamos com as painelestas Edilene Lobo - Ministra do TSE, Fernanda Lage - Professora e pesquisadora em Direito e Inteligência Artificial – UnB e Ricardo de Lins e Horta – Diretor de Segurança e Prevenção de Riscos no Ambiente Digital – MJSP.
Os conteúdos da Rede GIRC estão compartilhados também na GestGov – Comunidade de Prática do Gestor Governamental no link a seguir: Recentes Rede GIRC tópicos - GestGov.