O Plano de Contratações Anual é o documento que consolida todas as compras e contratações que o órgão ou entidade pretende realizar ou prorrogar no ano seguinte. O Plano contempla bens, serviços, obras e soluções de tecnologia da informação. Para apoiar a sua elaboração, foi disponibilizado o Sistema de Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC), onde são registradas todas as demandas previstas.
A elaboração do Plano de Contratações Anual possibilita uma visão ampla e sistêmica dos padrões de consumo da instituição, contribuindo para reflexão sobre a necessidade de alcançar um consumo mais responsável e equilibrado, bem como forma um calendário de contratações. Permite ainda que os processos de compras sejam aperfeiçoados e que mais produtos sejam adquiridos de forma centralizada ou compartilhada, obtendo-se economia de escala, melhor uso dos recursos financeiros, além da redução do desperdício.
Durante a elaboração do Plano é fundamental que as demandas sejam alinhadas às diretrizes do Plano Diretor de Logística Sustentável garantindo, dessa forma, a observância do princípio e objetivo do desenvolvimento nacional sustentável nas contratações.
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