Notícias
LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL
Webinar mostra como usar a Matriz Orientativa para elaboração dos Planos Diretores de Logística Sustentável
Na manhã da última terça-feira (02), durante um evento online promovido pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), a Secretaria de Gestão e Inovação (Seges) apresentou novos recursos que ajudam órgãos públicos a criarem seus Planos Diretores de Logística Sustentável (PLS). Um deles é uma matriz orientativa, que, em forma de uma tabela dinâmica, guia gestores para elaborarem os documentos. Outro foi uma lista de PLS já publicados, que servem de exemplo para a criação de novos Planos, necessários para compras mais responsáveis e alinhadas à sustentabilidade.
Com a matriz, os gestores têm uma lista de objetivos para escolher, com linhas de ações mapeadas para cada objetivo, basta selecionar o que melhor se aplica ao seu órgão dentro dos temas propostos. Cada gestor adapta seu PLS conforme o contexto da sua instituição e o formato já está de acordo com a Portaria Seges/MGI nº 5.376/23. Isso economiza tempo e garante a qualidade técnica do PLS. Antes, muitos órgãos enfrentavam dificuldades para transformar diretrizes em ações concretas. Agora, com a matriz, é possível seguir um roteiro claro, com exemplos aplicáveis à realidade de cada instituição. Isso reduz erros, agiliza processos e fortalece a cultura de responsabilidade socioambiental.
Everton Batista dos Santos, Diretor de Normas e Sistemas de Logísticas (Delog/Seges/MGI) reforça o caráter inovador da iniciativa, que busca não apenas cumprir exigências legais, mas também modernizar práticas de gestão: “a ferramenta é uma evolução na forma como vemos os Planos de Logística Sustentável nos órgãos públicos”.
Para o cidadão, planos de maior qualidade técnica garantem a aplicação dos recursos públicos em compras e contratações sustentáveis. Os documentos ficam padronizados e disponíveis na plataforma assegurando a transparência dos processos.
Para quem não assistiu ao vivo, ou para quem deseja rever as informações, o conteúdo continua disponível no canal do MGI no YouTube.
Ações do documento