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Rodovias

Info
Caminhão na rodovia. Texto: Novo pac.  Desenvolvimento e sustentabilidade

O Novo PAC concluiu 181 km de duplicação/adequação e 221 km de construção de rodovias, até agosto de 2025. Além disso, realizou investimentos significativos no programa de manutenção das rodovias federais, melhorando o Índice de Condição da Malha rodoviária. O ICM passou dos 50% considerados em bom estado, em dezembro de 2022, para 73,5% em agosto de 2025.

Com relação às obras realizadas diretamente com recursos públicos, foram concluídos 35 km de construção de trecho rodoviário e 168 km de projetos para restauração e melhoramentos, no período entre janeiro e agosto de 2025. Encontram-se em execução as obras em 1.280 km de duplicação/adequação e 850 km em obras de construção, bem como as pontes localizadas sobre o: Rio Xingu (BR-230/PA), que liga os municípios de Anapu (PA) e Vitória do Xingu (PA); Rio Tocantins (Ponte JK), na BR-226/TO entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA); Rio Jequitinhonha (BR-101/BA), próxima ao município de Itapebi (BA); Rio São Francisco, entre Penedo (AL) e Neópolis (SE); e as duas pontes sobre o Rio Araguaia, uma nas proximidades do município de São Miguel do Araguaia (GO) e a outra entre Xambioá (TO) e São Geraldo do Araguaia (PA).

Com relação a concessões de rodovias, foram realizados 4 leilões para concessão de trechos rodoviários, de janeiro a agosto de 2025: a BR-364/RO, no trecho entre Porto Velho (RO) e Vilhena (RO); a BR-040/495/MG/RJ, entre Juiz de Fora (MG) e Rio de Janeiro (RJ); a BR-060/364/GO/MT, entre Rio Verde (GO) e Rondonópolis (MT); e a Ponte de São Borja/BR a Santo Tomé/AR e Centro Unificado de Fronteira (CUF). Adicionalmente, foram realizados dois leilões de Processo Competitivo para Otimização de contrato de concessões em andamento, um para a BR-163/MS (MSVIA) e outro para a BR-101/ES/BA, operado pela ECO 101.

Dentre as obras concluídas no Novo PAC, destacam-se a duplicação no contorno Mestre Álvaro (ES), na BR-101/ES; dois viadutos da BR-447/ES, na região metropolitana de Vitória (ES); 8 pontes na Rodovia Transamazônica (BR-230/PA); duplicações e adequações de trechos na BR-470/SC, entre Navegantes e Rio Grande do Sul; duplicação de trechos na Reta Tabajara, na BR-304/RN; duplicação da BR-116/BA, próximo à Feira de Santana; construção do contorno de Feira de Santana, no trecho da BR-116/BA; duplicação da BR-316/PI entre Teresina e Demerval Lobão; construção de pontes na BR-425/RO (Rio Araras e Rio Ribeirão); execução de obras da trincheira da Ladeira do Uruguai, na BR-343/PI; duplicação da BR-163/PR entre Cascavel e Marechal Rondon; construção da BR-230/PA entre Novo Repartimento e Pacajá; duplicação de trecho da BR-101/AL (acesso a Porto Real do Colégio); construção da BR-135/BA entre Cocos e a divisa da Bahia com Minas Gerais; e construção do contorno de Barra do Garças, na BR-070/MT.

Entre 2023 e 2025, foram realizados 15 leilões de concessões, correspondentes a 7.095 km de rodovias, com investimentos previstos de R$ 154 bilhões, sendo R$ 94 bilhões de CAPEX e R$ 60 bilhões de OPEX. Esse foi o maior ciclo de novos leilões rodoviários da história do país.

Dentre os investimentos das concessões rodoviárias, destacam-se a conclusão, em agosto de 2024, do contorno viário da Grande Florianópolis (BR-101/SC), importante obra que conta com 50 km de vias, quatro túneis e sete pontes em estruturas duplicadas. O investimento de R$ 3,9 bilhões beneficia uma população de 4,5 milhões de pessoas. Também vale mencionar os trevos de Jacu Pêssego e de Bonsucesso, na BR-116 (Dutra), em São Paulo.

Estão em execução, entre os investimentos das concessionárias, a grande obra na Serra das Araras (RJ), na Via Dutra. A implantação da nova pista de subida e a readequação da atual pista de subida para futura pista de descida, contemplando a construção de viadutos, rampas de escape, passarelas e iluminação, além de câmeras inteligentes para detecção automática de incidentes. Outro empreendimento importante é a duplicação da travessia urbana de Catalão (GO), que inclui a construção de pistas marginais e passarela, a execução de dispositivos de retorno em desnível e a duplicação e a restauração do viaduto sobre a linha férrea. Acrescenta-se as melhorias na Região Metropolitana de São José dos Campos (SP), com a construção de faixas adicionais e vias marginais.

Confira, abaixo, os investimentos do Novo PAC em Rodovias.

O Novo PAC concluiu 181 km de duplicação/adequação e 221 km de construção de rodovias, até agosto de 2025. Além disso, realizou investimentos significativos no programa de manutenção das rodovias federais, melhorando o Índice de Condição da Malha rodoviária. O ICM passou dos 50% considerados em bom estado, em dezembro de 2022, para 73,5% em agosto de 2025.

Com relação às obras realizadas diretamente com recursos públicos, foram concluídos 35 km de construção de trecho rodoviário e 168 km de projetos para restauração e melhoramentos, no período entre janeiro e agosto de 2025. Encontram-se em execução as obras em 1.280 km de duplicação/adequação e 850 km em obras de construção, bem como as pontes localizadas sobre o: Rio Xingu (BR-230/PA), que liga os municípios de Anapu (PA) e Vitória do Xingu (PA); Rio Tocantins (Ponte JK), na BR-226/TO entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA); Rio Jequitinhonha (BR-101/BA), próxima ao município de Itapebi (BA); Rio São Francisco, entre Penedo (AL) e Neópolis (SE); e as duas pontes sobre o Rio Araguaia, uma nas proximidades do município de São Miguel do Araguaia (GO) e a outra entre Xambioá (TO) e São Geraldo do Araguaia (PA).

Com relação a concessões de rodovias, foram realizados 4 leilões para concessão de trechos rodoviários, de janeiro a agosto de 2025: a BR-364/RO, no trecho entre Porto Velho (RO) e Vilhena (RO); a BR-040/495/MG/RJ, entre Juiz de Fora (MG) e Rio de Janeiro (RJ); a BR-060/364/GO/MT, entre Rio Verde (GO) e Rondonópolis (MT); e a Ponte de São Borja/BR a Santo Tomé/AR e Centro Unificado de Fronteira (CUF). Adicionalmente, foram realizados dois leilões de Processo Competitivo para Otimização de contrato de concessões em andamento, um para a BR-163/MS (MSVIA) e outro para a BR-101/ES/BA, operado pela ECO 101.

Dentre as obras concluídas no Novo PAC, destacam-se a duplicação no contorno Mestre Álvaro (ES), na BR-101/ES; dois viadutos da BR-447/ES, na região metropolitana de Vitória (ES); 8 pontes na Rodovia Transamazônica (BR-230/PA); duplicações e adequações de trechos na BR-470/SC, entre Navegantes e Rio Grande do Sul; duplicação de trechos na Reta Tabajara, na BR-304/RN; duplicação da BR-116/BA, próximo à Feira de Santana; construção do contorno de Feira de Santana, no trecho da BR-116/BA; duplicação da BR-316/PI entre Teresina e Demerval Lobão; construção de pontes na BR-425/RO (Rio Araras e Rio Ribeirão); execução de obras da trincheira da Ladeira do Uruguai, na BR-343/PI; duplicação da BR-163/PR entre Cascavel e Marechal Rondon; construção da BR-230/PA entre Novo Repartimento e Pacajá; duplicação de trecho da BR-101/AL (acesso a Porto Real do Colégio); construção da BR-135/BA entre Cocos e a divisa da Bahia com Minas Gerais; e construção do contorno de Barra do Garças, na BR-070/MT.

Entre 2023 e 2025, foram realizados 15 leilões de concessões, correspondentes a 7.095 km de rodovias, com investimentos previstos de R$ 154 bilhões, sendo R$ 94 bilhões de CAPEX e R$ 60 bilhões de OPEX. Esse foi o maior ciclo de novos leilões rodoviários da história do país.

Dentre os investimentos das concessões rodoviárias, destacam-se a conclusão, em agosto de 2024, do contorno viário da Grande Florianópolis (BR-101/SC), importante obra que conta com 50 km de vias, quatro túneis e sete pontes em estruturas duplicadas. O investimento de R$ 3,9 bilhões beneficia uma população de 4,5 milhões de pessoas. Também vale mencionar os trevos de Jacu Pêssego e de Bonsucesso, na BR-116 (Dutra), em São Paulo.

Estão em execução, entre os investimentos das concessionárias, a grande obra na Serra das Araras (RJ), na Via Dutra. A implantação da nova pista de subida e a readequação da atual pista de subida para futura pista de descida, contemplando a construção de viadutos, rampas de escape, passarelas e iluminação, além de câmeras inteligentes para detecção automática de incidentes. Outro empreendimento importante é a duplicação da travessia urbana de Catalão (GO), que inclui a construção de pistas marginais e passarela, a execução de dispositivos de retorno em desnível e a duplicação e a restauração do viaduto sobre a linha férrea. Acrescenta-se as melhorias na Região Metropolitana de São José dos Campos (SP), com a construção de faixas adicionais e vias marginais.

Confira, abaixo, os investimentos do Novo PAC em Rodovias.

Fundo rosa Salmão. ícone de um caminhão. Texto: Rodovias
R$ 169,5 Bi
investimento
R$ 96,0 Bi
2023 a 2026
R$ 73,6 Bi
Pós 2026
R$ 169,5 Bi
investimento
R$ 96,0 Bi
2023 a 2026
R$ 73,6 Bi
Pós 2026
Modalidades Quantidade Valor - R$ Bilhões Tipo
Aporte para Concessões​​​​ 1 6,8 Público
Construção​ 52 11,5 Público
Duplicação/Adequação 66 19,3 Público
Estudos para Novas Concessões​ 22 0,1 Privado
Investimentos das concessões existentes​ 32 92,9 Privado
Manutenção/Restauração de Rodovias 120 34,1 Público
Novas Concessões​​ 20 0,2 Privado
Obras de Arte Especiais​ 21 2,8 Público
Planejamento, Estudos e Projetos 80 1,9 Público
TOTAIS 414 169,5

Veja os outros Subeixos de Transportes

Fundo rosa Salmão. Ícone de um trem. Texto: Ferrovias
Fundo rosa Salmão. Ícone de um guindaste. Texto: Portos
Fundo rosa Salmão. Ícone de um avião. Texto: Aeroportos
Fundo rosa Salmão. Ícone de um navio. Texto: Hidrovias

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