A carteira Ferrovias do Novo PAC tem no total 40 empreendimentos entre construções, estudos de novos projetos e investimento em concessões já existentes. O valor total previsto é de R$ 91,4 bilhões.
Desses, destacam-se três importantes empreendimentos ferroviários em construção: a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), com 485 km em obras; a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO), com 383 km; e a Ferrovia Transnordestina, com 544km. As três totalizam 1.412 km de obras em novas ferrovias no país, dos quais 868 km estão sendo implementados com recursos públicos e 544 km são concessões.
A FIOL possui 1.527 km de extensão total dividida em três segmentos: FIOL 1 (Ilhéus /BA - Caetité/BA - 537,2 Km), FIOL 2 (Caetité/BA - Barreiras/BA - 485 Km) e FIOL 3 (Correntina/BA - Mara Rosa/GO - 838 Km), conectando o futuro Porto de Ilhéus (BA) à Ferrovia Norte-Sul. A FIOL será fundamental para o escoamento de produtos para o mercado externo, bem como para o transporte de alimentos processados, cimento, combustíveis, soja em grão, farelo de soja, manufaturados, petroquímicos e minerais. O Trecho 2 da FIOL encontra-se em obras, com 70,5 % de execução.
A Ferrovia de Integração Centro-Oeste FICO tem extensão total prevista de 888 km, subdividida em dois segmentos: FICO 1 (Mara Rosa/GO a Água-Boa/MT - 383 km) e FICO 2 (Água Boa/MT a Lucas do Rio Verde/MT - 505 km), que conectará a produção de soja e milho do centro-norte do estado de Mato Grosso aos principais portos brasileiros. O segmento FICO 1, com extensão de 383 km, encontra-se em obras, com 25,4% de execução.
Juntamente com o avanço nas obras, houve progresso no estudo para a concessão dos trechos FIOL 2, FIOL 3 e FICO 1, que fazem parte do Corredor Ferroviário Leste-Oeste.
A Ferrovia Transnordestina, com extensão total de 1.206 Km entre Eliseu Martins (PI) e Pecém (CE), está com forte ritmo de implementação, com 68% das obras concluídas. O trecho com 259 km entre os municípios de Missão Velha (CE), Salgueiro (PE) e Trindade (PE) foi finalizado. Estão em andamento os trechos entre Trindade (PE) e Eliseu Martins (PI), com 420 km de extensão, e entre Missão Velha (CE) e Pecém (CE), com 527 km.
Em 2024, foi realizado o leilão do Trem de Passageiros Intercidades - São Paulo e Campinas, com financiamento de R$ 6,4 bilhões do BNDES.
Além dessas ferrovias, o Novo PAC retomou ainda as obras de adequação das travessias urbanas de Barra Mansa (RJ) e Juiz de Fora (MG), onde foi concluída a implantação do viaduto Roza Cabinda na área urbana da cidade.
Os empreendimentos ferroviários permitem uma maior racionalização da matriz de transporte nacional, fomentando também a indústria ferroviária e incentivando a produção de materiais e insumos ferroviários no Brasil.
Confira, abaixo, os investimentos do Novo PAC em Ferrovias.