Notícias

Setor produtivo

Reunião entre a Casa Civil e Ministério da Economia debate propostas para a redução do Custo Brasil

Estudo aponta dificuldade adicional equivale a 22% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil
Publicado em 14/07/2021 19h27 Atualizado em 23/07/2021 17h51
Reunião entre a Casa Civil e Ministério da Economia debate propostas para a redução do Custo Brasil

Reunião entre a Casa Civil (SAG) e a Economia (Sepec) - Foto: Ascom/CC

Nesta quarta-feira (14), as equipes da Subchefia de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais (SAG) da Casa Civil, e da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec), reuniram-se para tratar do projeto que almeja reduzir 1,5 trilhão de reais do Custo Brasil por meio da produtividade, competitividade e eficiência.

A proposta deriva de um estudo realizado em 2019 pela Boston Consulting Group (BCG), com a participação do setor produtivo, juntamente com o Movimento Brasil Competitivo (MBC) para calcular o impacto do Custo Brasil. Chegou-se ao valor de R$ 1,5 trilhão de custos adicionais incorridos pelas empresas brasileiras em virtude de disparidades e assimetrias do ambiente de negócios nacional em comparação com a média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Esse custo equivalente a 22% do PIB.

O Projeto, agora, envida esforços para reduzir o gap nacional. Para isso, após utilizar-se da metodologia de análise e priorização de projetos recebidos do setor produtivo, foram selecionados propostas que compõe uma carteira prioritária, com impacto potencial de redução de 715 bi/ano quando implementada.

Na reunião, as pastas trataram sobre os projetos com maior impacto no ambiente de negócios do País e acertaram tratativas para viabilizar e eliminar entraves para a implementação da referida carteira ainda esse ano.

SAG

De acordo com o art. 12. do Decreto 9678, de 2019, à Subchefia de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais compete proceder à análise do mérito, da oportunidade e da compatibilidade das propostas e dos projetos submetidos ao Presidente da República e das matérias em tramitação no Congresso Nacional com as diretrizes governamentais.

Saiba mais sobre o Projeto