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Intercâmbio de conhecimentos reforça compromisso da ANTT com segurança viária

Workshop PETI apresentou as principais ações bem-sucedidas no âmbito da segurança viária, como o programa Visão Zero da Suécia.
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Publicado em 31/05/2023 18h09
WhatsApp Image 2023-05-31 at 18.06.55.jpeg

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizou, na manhã desta quarta-feira (31/05), Workshop referente à 1ª etapa do Programa de Experiencia Técnica Internacional (PETI), ocorrida nas cidades de Estocolmo e Gotemburgo, na Suécia, em abril deste ano. O objetivo do evento foi compartilhar e incorporar os aprendizados da visita técnica, que teve foco nas práticas bem-sucedidas de segurança viária do país sueco.

Com mais de 13 mil km de malha rodoviária federal concedida, que possui fiscalização e regulação da ANTT, o tema da segurança viária é importante para alimentar as políticas públicas, como explica o diretor-geral, Rafael Vitale: “O conceito de Visão Zero aprendido na Suécia se aproxima da iniciativa AZ+, existente na Agência, que tem o objetivo de reduzir acidentes. Esperamos que o fruto das visitas técnicas comece a ser executado nos trabalhos da ANTT”.

O diretor Luciano Lourenço também ressaltou o engajamento da ANTT e dos setores regulados nas ações do Maio Amarelo: “Escolhas salvam vidas, e a ANTT escolheu salvar vidas”, disse.

Na visita técnica, os servidores visitaram a Agência de Transportes (Transporstyrelsen), Ministério dos Transportes (Trafikverket), Safer (Órgão de pesquisa de segurança no trânsito), Instituto Nacional de Pesquisa de Transportes (VTI), Business Region GTB e Volvo caminhões.

Considerada referência em segurança viária, a Suécia, por meio do Ministério dos Transportes, possui a política pública do Visão Zero, que é desenvolvida a partir de casos reais, com o entendimento de que as pessoas participantes do trânsito estão sujeitas a falhas. A resposta pública é feita em ação conjunta com todos os agentes envolvidos no trânsito, para que nenhuma vida seja perdida ou tenha pessoas gravemente feridas em longo prazo.

Ainda no conceito de Visão Zero, existem etapas e elementos importantes que têm início em pesquisas e dados de acidentes, que culminaram em ações como as câmeras de segurança (radares de velocidade) em pontos críticos da rodovia, bem como em estudos do comportamento do usuário e proteção ao corpo humano. Na parte da infraestrutura, as ações se dão com base na análise dos locais de acidente, avaliação dos elementos da via (traçados) e a identificação de falhas e possíveis correções.

No decorrer do workshop, foram apresentadas três mesas de debates com perguntas e respostas sobre os seguintes temas:
• Visão das instituições parceiras sobre os conceitos da segurança viária da Suécia;
• Visão das áreas de apoio à regulação sobre a segurança viária e aplicabilidade nas suas áreas transversais;
• Visão da infraestrutura rodoviária acerca da segurança viária na Suécia e aplicabilidade nos contratos de concessão no Brasil;

Por fim, foram apresentadas as possibilidades de aplicabilidade dos conceitos adquiridos na visita técnica nos contratos de concessão rodoviária da Agência. No âmbito da fiscalização, foi proposta a busca de parâmetros para avaliar a sinalização de acordo com a visão do usuário. Já no aperfeiçoamento da construção e gestão das concessões, foi suscitada a possibilidade de avaliação de acidentes por meio das concessionárias e futuras melhorias pontuais em pontos críticos da rodovia.

Confira na íntegra os debates sobre a segurança viária no Youtube da ANTT.

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