Notícias
SEGURANÇA VIÁRIA
ANTT lança Programa Rodovia Segura para Todas e fortalece proteção às mulheres nas rodovias concedidas
Foto: Rebecca Omena / Comunicação ANTT
Nesta quinta-feira (18/06), a Bienal das Rodovias 2026 foi marcada pelo lançamento do Programa Rodovia Segura para Todas, que traz o lema "Eu sei que vou chegar". O Diretor-Geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Theo Sampaio, participou da cerimônia de assinatura do termo de parceria.
A iniciativa tem como objetivo avaliar, estruturar e desenvolver ações voltadas à promoção da segurança, do acolhimento e da proteção das mulheres usuárias das rodovias federais concedidas, bem como das profissionais que atuam no setor de transportes.
Por meio da integração entre infraestrutura, protocolos operacionais e tecnologias de monitoramento e suporte, a proposta busca garantir que as mulheres possam se deslocar com mais segurança e confiança para onde desejarem.
Mais do que uma campanha de conscientização, trata-se de uma mobilização colaborativa de longo prazo, reunindo governo, concessionárias, operadores logísticos, entidades setoriais, forças de segurança, empresas de tecnologia e iniciativa privada.
A construção do programa será baseada em um processo permanente de escuta ativa junto aos diversos atores que vivenciam o cotidiano das rodovias. A proposta prevê percorrer diferentes trechos para ouvir quem conhece de perto os desafios e as necessidades do setor, validando prioridades e identificando oportunidades de aprimoramento.
Proteção na prática
A primeira implantação está prevista para a BR-364, no trecho entre Rio Verde (GO) e Rondonópolis (MT), um corredor estratégico que reúne condições adequadas para validação e futura replicação em outras rodovias do país. O prazo inicial é de 60 dias para a implementação da primeira fase operacional, período em que serão desenvolvidas três frentes de trabalho simultâneas.
Além da criação de pontos seguros ao longo das rodovias, o programa contempla um conjunto de medidas integradas voltadas ao fortalecimento da proteção, do acolhimento e da autonomia das mulheres que utilizam ou trabalham nas estradas.
Entre as ações previstas estão equipes capacitadas para oferecer atendimento humanizado, uma central de apoio 0800, integração direta com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), botões de emergência e brigadas especializadas em escuta e acolhimento feminino.
Também está previsto o desenvolvimento de um aplicativo que permitirá acompanhar, em tempo real, a localização dos pontos seguros — como áreas de descanso e bases operacionais — além de acionar recursos de emergência com geolocalização.
Para assegurar que as medidas respondam às demandas reais das usuárias, o programa contará ainda com um conselho formado majoritariamente por mulheres que vivenciam diariamente os desafios da mobilidade. A proposta é consolidar uma rede de proteção efetiva, baseada na escuta, na participação e na oferta de ferramentas que promovam mais segurança, confiança e tranquilidade para todas que percorrem as rodovias brasileiras.
O projeto foi concebido como um ecossistema aberto, permitindo a adesão de novos parceiros e a incorporação de soluções inovadoras ao longo de sua evolução.
Quando se fala em infraestrutura rodoviária, é comum destacar os bilhões em investimentos, a extensão das rodovias concedidas ou os avanços tecnológicos que transformam o setor. No entanto, para a ANTT, existe um elemento ainda mais importante: as pessoas.
Como destacou o Diretor-Geral, Guilherme Theo Sampaio, “mais do que milhões de investimentos, mais do que milhares de quilômetros, mais do que tecnologia. Mais do que segurança viária. A gente fala muito de algo primordial. Uma infraestrutura feita por pessoas para pessoas”.
Coordenação-Geral de Comunicação - ANTT
Sala de Imprensa | Banco de Fotografias | Todas as notícias