Notícias
Protocolo Digital completa seis anos com avanços em transparência e agilidade no setor mineral
Freepik
Nesta terça-feira, 30 de setembro de 2025, o Protocolo Digital da Agência Nacional de Mineração completa seis anos como um dos principais marcos da modernização institucional. Criado em 2019, o sistema trouxe celeridade, transparência e acessibilidade aos serviços oferecidos, substituindo práticas presenciais que exigiam deslocamentos e longas filas nas unidades regionais.
Mesmo com períodos pontuais de indisponibilidade, a ferramenta consolidou-se como peça central da transformação digital da Agência, permitindo que cidadãos, empresas e servidores realizem protocolos de maneira remota, segura e eficiente.
“O Protocolo Digital representa uma virada de chave na forma como a ANM se relaciona com a sociedade. Ele democratiza o acesso aos serviços da Agência e fortalece a governança, ao garantir rastreabilidade e integridade dos processos”, afirma Carla Castilhos, Gerente de Governança de Dados, Gestão Documental e Memória.
A iniciativa também reflete o esforço coletivo de servidores e gestores para estruturar uma base sólida de transformação digital. Para Julio Rodrigues, Superintendente de Planejamento e Estratégia, “a digitalização do protocolo é um dos pilares da estratégia de transformação institucional da ANM e representa uma clara demonstração do potencial e comprometimento dos servidores, que acreditaram e efetuaram uma entrega que revolucionou a experiência do usuário ao contatar a Agência. Há muito a ser feito e poucos recursos, mas o time está preparado para os próximos desafios”.
Ao longo desses seis anos, o Protocolo Digital tornou-se referência para outros processos de inovação administrativa no setor público, simbolizando a transição de um modelo analógico, para uma governança alinhada às demandas contemporâneas de eficiência, transparência e controle social.