Notícias
ANM lança Política de Comunicação Institucional
A Agência Nacional de Mineração (ANM) publicou no dia 18/02 a Política de Comunicação Institucional (PCI) da Agência. O documento estabelece princípios, diretrizes, posturas e condutas a serem adotadas pela ANM no desenvolvimento de ações, estratégias e produtos de comunicação e no relacionamento com seus diversos públicos de interesse.
De acordo com a Diretoria Colegiada da ANM, “a Política de Comunicação Institucional representa um marco na história da Agência, refletindo o processo natural de amadurecimento pelo qual a instituição tem passado ao longo dos últimos anos, desde a sua criação. É inegável reconhecer a centralidade da comunicação na construção da realidade, não como ação isolada, mas sim como estratégia integrada a diversos espaços de atuação, do micro ao macro, articulando-se e alinhando-se com outros saberes e práticas organizacionais”.
A Política tem como objetivos:
- fomentar a criação de uma cultura de comunicação;
- promover, preservar e defender a identidade institucional, reforçando a missão, a visão, os valores e a história organizacional;
- zelar pela reputação e imagem institucional;
- garantir unidade, clareza, coerência, consistência e transparência nos processos de comunicação corporativa;
- impulsionar o conhecimento sobre o setor mineral e a atuação regulatória da ANM;
- estabelecer relacionamentos sólidos e estruturados com os públicos de interesse;
- estimular a gestão do conhecimento institucional por meio de ações de comunicação, educação e informação;
- definir diretrizes para uma comunicação eficaz em contextos de gerenciamento de crises;
- estabelecer uma comunicação integrada, com a utilização dos recursos de assessoria de imprensa, jornalismo, publicidade, relações públicas, educação e informação.
Nos capítulos da Política são apresentados os pilares da comunicação, os públicos de interesse, identidade institucional, comunicação interna, comunicação externa, relacionamento com a imprensa, gestão de eventos, gestão de crises, memória institucional e reconhecimento institucional.
A PCI foi aprovada na 320ª Reunião Administrativa da Diretoria Colegiada, realizada em 10 de dezembro de 2024, e formalizada por meio da Deliberação nº 215, de 18 de fevereiro de 2025.
Confira: