Notícias
Webinar realizado pela ANA e OCDE discutiu sobre comunicação estratégica e gestão de crises
A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) em parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) realizaram nesta quinta-feira, 4 de dezembro, o webinar “Aproveitando a comunicação para alcançar objetivos estratégicos e gerir crises em um contexto de mudanças”. O evento foi realizado através da plataforma Zoom para os membros da Rede de Reguladores Econômicos (NER, na sigla em inglês).
A NER é um fórum da OCDE composto por mais de 70 reguladores econômicos no qual são promovidos debates de vários países e de vários setores como: água, comunicações, energia e transportes. Os membros da Rede compartilham suas experiências, desafios e soluções inovadoras em termos regulatórios.
O webinar teve como objetivo apresentar práticas avançadas e tendências contemporâneas para o desenvolvimento de estratégias de comunicação institucional capazes de fortalecer a confiança pública, apoiar a entrega de agendas regulatórias complexas e aprimorar o gerenciamento de crises. A iniciativa pretende auxiliar instituições reguladoras a navegar cenários de rápidas transformações, oferecendo ferramentas e metodologias específicas para comunicação estratégica e engajamento com a sociedade.
Durante a reunião, os participantes puderam apresentar um planejamento de comunicação de crise, com ênfase na criação de protocolos integrados e na coordenação de mensagens durante emergências, além de apresentar um debate sobre como mitigar riscos institucionais decorrentes da desinformação, um dos desafios mais urgentes para órgãos públicos que dependem da confiança social para implementar políticas de interesse coletivo.
Estavam presentes representando a ANA nesta reunião a diretora da Agência, Cristiane Battiston; a assessora especial internacional, Gisela Forattini; o superintendente de Planos, Programas e Projetos, Nazareno Araújo; o assessor especial de qualidade regulatória, Gustavo Garcia; o assessor especial de governança, Gustavo Machado e o coordenador da superintendência de Apoio ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH) e às Agências Infranacionais de Saneamento Básico, José Luiz Zoby.
A Diretora da Agência, Cristiane Battiston, encerrou a participação da ANA afirmando a necessidade de uma comunicação clara nos momentos de crise. “As discussões de hoje demonstram claramente que, para a ação regulatória ser efetiva, depende da capacidade do regulador de se comunicar com clareza, precisão e propósito. Nós vimos a importância de enviar mensagens de fácil entendimento, a importância de colocar os nossos usuários no centro de nossas ações através de linguagem, ferramentas visuais de formato acessível. Exploramos a necessidade de ter um plano robusto de comunicação em casos de crise, suportados por protocolos de governança fortes e ferramentas eficazes que permitam às instituições atingirem a população rapidamente, e de forma correta, durante emergências. Em um mundo cada vez mais inundado por desinformação, nossos reguladores devem não só obter a confiança do público, mas continuamente fortalecê-la através de uma comunicação transparente, consistente e crível” disse Cristiane.
Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
(61) 2109-5129/5495/5103
www.gov.br/ana | Facebook | Instagram | Twitter | YouTube | LinkedIn | TikTok