Notícias
Gestão da água frente às incertezas climáticas reúne especialistas no 26º SBRH
Patrick Thomas apresenta inovações para a alocação de água no 26º SBRH.
A busca por soluções mais responsivas para lidar com a distribuição de água em cenários de escassez marcou a apresentação do superintendente adjunto de Regulação de Usos de Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Patrick Thomas, durante painel realizado nesta terça-feira, dia 25 de novembro, no 26º Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos (SBRH).
A mediação foi conduzida por Marco Neves, superintendente de Regulação de Usos de Recursos Hídricos da ANA e contou com a participação de representantes do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM); da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (ADASA); e da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA).
Patrick destacou que os Sistemas Hídricos Locais (SHLs), áreas de bacias formadas por açudes públicos e trechos de rios perenizados, convivem com alto comprometimento hídrico, escassez recorrente e conflitos pelo uso da água, exigindo modelos de gestão mais responsivos.
Entre as inovações, a Outorga com Gestão de Garantia e Prioridade (OGP), que ajusta o risco hidrológico conforme a escolha do usuário; a Outorga com Gestão Compartilhada (OGC), que permite redistribuir volumes não utilizados; e a Outorga com Gestão Autônoma (OGA), voltada ao abastecimento público. As iniciativas já são testadas em bacias de MG, GO, RS, TO, BA e PE. Patrick ressaltou que soluções adaptativas são essenciais para enfrentar as mudanças climáticas.
“Diante do cenário de incertezas climáticas e do crescimento da demanda, precisamos dar continuidade às estratégias de gestão consolidadas, como a alocação de água, mas também experimentar inovações, como a Outorga com Gestão da Garantia e Prioridade”, explicou.
Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos
O SBRH é o maior evento de recursos hídricos da América Latina e retorna ao Espírito Santo após 28 anos. Realizado entre os dias 23 e 28 de novembro, na capital capixaba Vitória, o Simpósio reúne especialistas, gestores públicos, pesquisadores, profissionais do saneamento, representantes empresariais e estudantes para discutir o futuro da água no Brasil.
Com o tema A Água como Agente de Transformação: Conectando Pessoas, Saberes e Territórios, o evento promove mais de 35 mesas-redondas, conferências, minicursos e sessões técnicas. Também serão apresentados 1.100 trabalhos e 50 painéis temáticos. A expectativa é que mais de 20 mil participantes circulem pelo Pavilhão de Carapina durante a semana. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro) e conta com o apoio e patrocínio de dezenas de instituições públicas, privadas e acadêmicas; incluindo a ANA e o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). Confira aqui a programação completa.
Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
(61) 2109-5129/5495/5103
www.gov.br/ana | Facebook | Instagram | Twitter | YouTube | LinkedIn | TikTok