Notícias
Começa nesta quarta-feira (8) o Seminário Nacional do ProfÁgua, com transmissão ao vivo
Informações sobre o 7º Seminário Nacional do ProfÁgua
O 7º Seminário Nacional do ProfÁgua começa nesta quarta-feira, 8 de outubro, com transmissão ao vivo pelo YouTube da Agência, diretamente do auditório da Polícia Rodoviária Federal (PRF), no Complexo Administrativo do SPO, em Brasília (DF). A abertura oficial começa às 16h. Para acompanhar basta acessar o link: https://www.youtube.com/live/kbISKXj_onU .
O evento segue até o dia 10 de outubro e deve receber aproximadamente 300 alunos(as), professores(as) e o público da ANA. Como o encontro será transmitido, as pessoas interessadas no Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua), poderão acompanhar o Seminário.
No segundo dia do Seminário, 9 de outubro, das 9h às 12h, acontecerão as apresentações de trabalhos e visitas técnicas à Sala de Situação da ANA; à Área de Monitoramento Hidrológico da Agência e ao Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD). Já o primeiro painel do evento será no auditório da PRF, com início às 14h, com o tema Eventos Extremos e Recursos Hídricos. E, para encerrar o dia, será apresentado o painel Qualidade de Água, às 16h, que será transmitido pelo link https://youtube.com/live/CnNO2pjoRZY?feature=share.
No último dia de seminário, a programação da manhã contará com visitas técnicas aos mesmos setores do dia anterior. À tarde, às 14h, acontecerá a apresentação do painel Fortalecimento do ProfÁgua e Relação com o SINGREH, no auditório da PRF, com a transmissão disponível em: https://youtube.com/live/y974jw3qzFk?feature=share.
O ProfÁgua
O Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos tem 24 meses de duração e é realizado em formato presencial, com utilização de tecnologias de educação a distância (EaD). O ProfÁgua busca proporcionar uma formação teórica e prática aos profissionais e pesquisadores da área de recursos hídricos. O intuito do curso é qualificar os(as) alunos(as) para lidar com os desafios mais complexos da gestão e da regulação das águas no Brasil. Nesse sentido, as dissertações do mestrado sempre têm um caráter de conhecimento aplicado, o que efetivamente contribui para o aprimoramento da gestão de recursos hídricos.
Criado e fomentado pela ANA em 2015, o ProfÁgua já recebeu mais de R$ 14 milhões em investimentos para o seu funcionamento, através do repasse de recursos para a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que avaliou o mestrado com a nota 4 – a maior para novos cursos. Já existem mais de 720 profissionais com mestrado pelo ProfÁgua e há outros cerca de 400 mestrandos com seus projetos de pesquisa em andamento. Atualmente há 26 universidades públicas associadas, sob coordenação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), que oferecem o ProfÁgua. Saiba mais em: https://www.feis.unesp.br/#!/profagua.
Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
(61) 2109-5129/5495/5103
www.gov.br/ana | Facebook | Instagram | Twitter | YouTube | LinkedIn | TikTok