Notícias
ANA reforça cooperação para segurança hídrica durante agendas do Projeto Bocaina em Passos (MG)
A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) esteve em Passos (MG) nos dias 5 e 6 de novembro em agendas do Projeto Bocaina, integrante do Programa Produtor de Água. As atividades reforçaram iniciativas voltadas à segurança hídrica na região e contaram com a participação da diretora Larissa Rêgo e do superintendente-adjunto de Planos, Programas e Projetos, Henrique Veiga.
No dia 5, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) realizou a cerimônia de pagamento da primeira parcela do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) aos produtores rurais integrantes da fase 2 do Projeto Bocaina. O pagamento contemplou propriedades situadas a montante da captação do Ribeirão Bocaina, principal manancial de abastecimento do município.
Durante a cerimônia de pagamento da primeira parcela do PSA aos produtores rurais participantes da fase 2 do Projeto Bocaina, realizada no dia 5, a diretora Larissa Rêgo destacou o papel da ANA na indução de políticas públicas estruturantes para a segurança hídrica. “O Projeto Bocaina é um exemplo concreto de como uma parceria sólida pode gerar resultados consistentes no território. A iniciativa demonstra que a implementação de Soluções Baseadas na Natureza (SbN), associada ao Pagamento por Serviços Ambientais, valoriza o engajamento dos produtores rurais e traz benefícios para toda a comunidade, com impactos diretos na segurança hídrica. Com uma governança local robusta, o projeto avança de forma transparente e eficaz, consolidando práticas que transformam a paisagem e melhoram a qualidade de vida das pessoas.”
A agenda reuniu representantes da ANA, do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), autoridades locais e regionais, além de produtores beneficiados. O encontro ocorreu no auditório da nova fábrica do Grupo Heineken, parceira da iniciativa, e marcou simbolicamente o fortalecimento da cooperação entre o setor público, a iniciativa privada e os produtores rurais.
O gerente de Sustentabilidade do Grupo Heineken, Breno Aguiar, reforçou o papel da empresa como parceira do projeto. “Com essa parceria, apoiamos ações que fortalecem a segurança hídrica de Passos por meio de melhorias no campo e do PSA, valorizando quem cuida da terra e protege nossas fontes de água.” Já o representante do IICA no Brasil, Gabriel Delgado, enfatizou a importância da cooperação técnica articulada pela ANA. “O IICA assume o papel de construir pontes entre esses importantes atores e ser o agente que canaliza esforços por meio da cooperação técnica para uma agricultura cada vez mais sustentável.”
O diretor do SAAE e presidente da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), Esmeraldo Pereira dos Santos, ressaltou os ganhos do PSA para a gestão hídrica local. “É um investimento estratégico em segurança hídrica. Ao incentivar os produtores a conservarem matas ciliares, nascentes e adotar práticas sustentáveis, estamos preservando as áreas que influenciam diretamente a qualidade e a quantidade da água que chega à captação. Os benefícios são ambientais, econômicos e sociais — e retornam para toda a cidade”, destacou.
Continuidade da cooperação e reconhecimento do projeto
Desde 2017, a ANA oferece apoio técnico, institucional e financeiro ao Projeto Bocaina, induzindo investimentos adicionais do Grupo Heineken e do SAAE. Entre as ações já implementadas estão a conservação e recuperação da vegetação nativa, implantação de terraços, barraginhas e fossas biodigestoras. A cooperação será ampliada com o Acordo de Cooperação Técnica entre ANA, Heineken e IICA, que prevê novos aportes a partir de 2026 para avançar na implementação de SbN e PSA na bacia.
No dia 6, a comitiva da ANA participou da inauguração da nova fábrica da Heineken em Passos, evento que contou com a presença do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, do CEO Global da Heineken, Dolf Van Den Brink, e do CEO da Heineken Brasil, Maurício Giamellaro, entre outras autoridades. Na ocasião, o Projeto Bocaina foi citado como referência nacional de cooperação entre o setor produtivo e o poder público, alinhada às diretrizes do Programa Produtor de Água.
Produtor de Águas
Coordenado pela ANA, o Programa Produtor de Água apoia, desde 2005, projetos de revitalização de bacias hidrográficas em todo o país, em parceria com órgãos gestores de recursos hídricos, comitês de bacias, municípios, sociedade civil e setor privado. A iniciativa dissemina práticas conservacionistas e contribui para o fortalecimento de serviços ecossistêmicos e da resiliência das comunidades frente aos impactos das mudanças climáticas.
Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
(61) 2109-5129/5495/5103
www.gov.br/ana | Facebook | Instagram | Twitter | YouTube | LinkedIn | TikTok