Notícias
ANA lança relatório Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil 2025, primeiro totalmente digital e acessível
Lançamento do relatório Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil 2025
A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) realizou, nesta quarta-feira, 3 de dezembro, o lançamento do relatório Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil 2025, em evento transmitido ao vivo pelo YouTube. A publicação, tradicional referência sobre a situação das águas no País, chega em uma nova versão totalmente digital, acessível e interativa. O documento já está disponível em https://conjuntura-2025.webflow.io/.
A diretora-presidente da ANA, Veronica Sánchez, destacou o caráter estratégico da publicação e sua ampla utilidade para diferentes públicos. “O Conjuntura é uma ferramenta de trabalho para vários órgãos gestores no Brasil. Queria parabenizar a equipe pela acessibilidade, pelo conteúdo visualmente fácil e acessível para quem conhece a gestão de recursos hídricos com detalhes, mas também para quem não conhece. Qualquer pessoa terá acesso a um conteúdo de fácil assimilação, sem deixar de dar os detalhes”, apontou.
O lançamento integra as celebrações pelos 25 anos da Agência e consolida o Conjuntura como o mais robusto retrato anual sobre quantidade, qualidade, usos da água, impactos climáticos e avanços institucionais no Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH).
Também presente ao evento, a diretora da ANA Cristiane Battiston reforçou o papel do Conjuntura como base técnica indispensável ao planejamento nacional. “Esse é um documento que é fundamental para acompanhar a política nacional de recursos hídricos, para fornecer subsídios ao Conselho Nacional de Recursos Hídricos, para a formulação de resoluções, para a tomada de decisão, assim como para a tomada de decisão seja dos gestores públicos federais, seja dos estaduais, dos comitês de bacia”, disse.
Novo ciclo e transformação digital
A superintendente de Estudos Hídricos e Socioeconômicos da ANA, Ana Paula Fioreze, contextualizou o significado da edição deste ano. “Hoje nós estamos lançando o relatório Conjuntura dos Recursos Hídricos de 2025, que é mais um relatório pleno e inaugura um novo ciclo de quatro anos. O Conjuntura é uma publicação que a ANA faz todos os anos, com a intenção de mostrar como estão as condições dos recursos hídricos no Brasil e como está a gestão das águas no País”, afirmou.
A coordenadora do Conjuntura e Gestão da Informação da ANA, Diana Leite, explicou as inovações adotadas pelo documento. “É um relatório que inicia o novo ciclo, de 2025 a 2028, e trouxe uma transformação, uma inovação nessa transformação digital. É um relatório inteiramente digital, que apresenta o panorama da situação e da gestão dos recursos hídricos do país. São parceiros institucionais do governo federal, órgãos e gestores estaduais dos estados que aportam informações anuais e atualizadas para subsidiar a elaboração do Conjuntura”, detalhou.
Segundo Diana, a publicação reúne dados atuais e séries históricas sobre qualidade da água, quantidade, usos, clima e impactos. “Ele traz informações atualizadas da situação dos recursos hídricos do país, relacionadas à qualidade da água, à quantidade, aos usos, água e clima. Faz também uma análise retrospectiva dos últimos quatro anos e, quando possível, de anos anteriores. Então o relatório 2025 é um relatório bastante robusto e busca apresentar para os tomadores de decisão, para a sociedade, para a academia, informações transparentes, atualizadas para subsidiar a tomada de decisão”, ressaltou.
Representando o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), o coordenador-geral de Planejamento e Políticas de Recursos Hídricos, Alexandre Saia, elogiou a usabilidade da nova plataforma. “O relatório é uma ferramenta fundamental. Quero parabenizar pelo relatório e pela página publicada na internet, que está muito amigável, de fácil navegação para qualquer cidadão ter acesso à informação”, disse.
Conjuntura 2025
O relatório Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil apresenta uma atualização periódica da situação e da gestão das águas no País, por meio de indicadores e estatísticas. Além disso, a publicação da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico é a maior referência sobre a situação das águas e sua gestão em território nacional.
A publicação apresenta o panorama nacional da disponibilidade e do uso da água, com atualização dos dados e indicadores hidrológicos; os avanços na gestão integrada e participativa, com destaque para ações coordenadas no âmbito do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH). Além disso, o relatório aborda os desafios para se garantir a segurança hídrica no Brasil, os efeitos das mudanças climáticas nas diferentes regiões, entre outros temas.
Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
(61) 2109-5129/5495/5103
www.gov.br/ana | Facebook | Instagram | Twitter | YouTube | LinkedIn | TikTok