Notícias
Ana Carolina Argolo assume como diretora-presidente interina da ANA
Ana Carolina Argolo. Foto: Jonilton Lima / Banco de Imagens ANA.
A diretora Ana Carolina Argolo Nascimento de Castro assume, a partir desta segunda-feira, 26 de janeiro, o cargo de diretora-presidente interina da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). A designação está prevista na Resolução ANA nº 280, de 22 de dezembro de 2025, que regulamenta o exercício interino da presidência da Agência em razão da vacância decorrente do término do mandato da diretora-presidente, Veronica Sánchez.
Conforme a norma, o período de exercício da interinidade será de dois meses, com término em 15 de março de 2026. A decisão foi tomada pela Diretoria Colegiada da ANA durante a 1029ª Reunião Administrativa Ordinária, realizada em 16 de dezembro de 2025, com base nos artigos 9º e 12 da Lei nº 9.984, de 17 de julho de 2000, e no Regimento Interno da Agência.
Segundo o Regimento Interno da ANA, cabe à Diretoria Colegiada aprovar normas relacionadas à regulação do uso dos recursos hídricos, aprovar a definição das condições de operação dos reservatórios, aprovar normas relacionadas à segurança de barragens sob jurisdição da Agência, declarar corpos hídricos em regime de racionamento preventivo, entre outras atribuições.
Durante o período de interinidade, a diretora-presidente interina permanecerá com a distribuição regular de processos para relatoria e com a supervisão das áreas sob sua responsabilidade. Em eventuais afastamentos ou impedimentos legais, a presidência será exercida pelo diretor ou diretora com menor tempo de mandato restante.
Ana Carolina Argolo
Geóloga, formada pela Universidade de Brasília (UnB). É pós-graduada em Gestão e Tecnologias Ambientais pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e em Geoprocessamento Ambiental pela Universidade de Brasília (UnB), com enfoque em gestão de risco geológico e estudos de disponibilidade hídrica em aquíferos subterrâneos. Atuou no setor privado na área de consultoria ambiental, inicialmente como analista ambiental na coordenação de estudos e, posteriormente, como diretora técnica na gestão de projetos de licenciamento ambiental. Também exerceu o cargo de diretora do Departamento de Desenvolvimento Sustentável na Mineração da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia.
Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
(61) 2109-5129/5495/5103
www.gov.br/ana | Facebook | Instagram | Twitter | YouTube | LinkedIn | TikTok