Notícias
Agência aborda na COP30 disponibilidade hídrica no contexto de adaptação à mudança do clima na bacia hidrográfica do rio São Francisco
Em Belém (PA), na tarde desta segunda-feira, 10 de novembro, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) foi representada pela superintendente de Estudos Hídricos e Socioeconômicos, Ana Paula Fioreze, no evento Adaptação à Mudança do Clima no Plano da Bacia do São Francisco: o Uso do Water Resilience Tracker. O debate ocorreu no estande do Comitê da Bahia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), na Zona Verde da COP30.
Fioreze abordou o Índice de Segurança Hídrica (ISH) – que retrata as diferentes dimensões da segurança hídrica, incorporando o conceito de risco aos usos da água – em suas dimensões humana, econômica, ecossistêmica e de resiliência com foco na bacia do São Francisco. A superintendente apresentou diferentes cenários de disponibilidade hídrica na bacia para os períodos entre 2015 e 2040, de 2041 a 2070 e de 2071 a 2100.
A servidora da ANA retratou, ainda, a classificação do impacto potencial da mudança do clima para 2040 na disponibilidade hídrica no São Francisco com foco no uso do recurso para agricultura irrigada, captação de águas superficiais tanto para o abastecimento urbano quanto para o uso industrial do recurso.
Ana Paula também expôs a classificação do impacto potencial da mudança do clima para 2040 na disponibilidade hídrica para hidrelétricas na bacia do Velho Chico, assim como para eventos extremos de cheias e inundações na escala municipal nessa região.
Em sua apresentação a superintendente da Agência também mencionou a parceria da instituição com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) na temática de adaptação às mudanças climáticas. “Eu queria só fazer um agradecimento e reforçar a importância da parceria que a gente teve, da ANA junto com o MMA, para construir uma estratégia de adaptação robusta”, destacou.
Sobre a COP30
A COP30 é a 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (Conferência das Partes), um encontro global anual no qual líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil discutem ações para combater as mudanças do clima. É considerado um dos principais eventos do tema no mundo e esta edição será realizada em Belém (PA) de 10 a 21 de novembro.
Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
(61) 2109-5129/5495/5103
www.gov.br/ana | Facebook | Instagram | Twitter | YouTube | LinkedIn | TikTok