Mudança climática e recursos hídricos
A mudança climática altera o regime de chuvas no Brasil, provocando secas e inundações mais frequentes. Esses eventos afetam a oferta de água, ameaçando a segurança hídrica.
A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico é vanguarda na consideração da mudança climática no planejamento dos recursos hídricos no Brasil. Desde a sua criação, a ANA implementa medidas para aumentar a segurança hídrica e a capacidade do Brasil de se adaptar a novos cenários, promove reuniões técnicas, apoia o desenvolvimento de grupos de estudos científicos e elabora documentos, diretrizes e planos de recursos hídricos. Para saber mais, acesse as publicações e os documentos elaborados pela ANA ou com participação da agência.
Mais recentemente, a ANA publicou, de forma inédita e inovadora, o estudo de Impacto da Mudança Climática nos Recursos Hídricos do Brasil. Por apresentar um quadro de vulnerabilidade futura dos recursos hídricos à mudança climática em escalas espaço-temporais compatíveis com as escalas de planejamento e gerenciamento, esse estudo passa a ser um instrumento fundamental de tomada de decisões.