Notícias
Conferência Nacional do Trabalho
Rondônia realiza etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho
Foto: Arquivo MTE
Em 18 de setembro, Rondônia sediou a etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho (II CNT), realizada na sede da OAB em Porto Velho. O encontro reuniu representantes de trabalhadores, empregadores e governo para debater propostas que serão encaminhadas à etapa nacional, prevista para março de 2026, em São Paulo.
Em Rondônia, foram debatidas e aprovadas 14 propostas, organizadas em quatro eixos principais: Relações do Trabalho, Negociação Coletiva e Segurança Jurídica; Mercado e Futuro do Trabalho, com destaque para intermediação, qualificação profissional e competências; Políticas Públicas de Emprego, Trabalho e Renda, incluindo seus mecanismos de financiamento; e Proteção e Inclusão Produtiva, abordando emprego, desemprego, empregabilidade e inovações tecnológicas. Todas as propostas serão encaminhadas à Comissão Nacional Organizadora da II CNT.
A superintendente Regional do Trabalho e Emprego, Tereza Janete Córdova Santos, ressaltou que a valorização do emprego formal e o investimento em qualificação profissional são fundamentais para impulsionar a economia local e assegurar melhores condições de vida à população de Rondônia.
A abertura do evento contou com a presença do secretário de Inspeção do Trabalho, Luiz Felipe Brandão de Mello; do chefe da Fiscalização do Trabalho da SRTE Rondônia, Juscelino José; da assessora da Assessoria Especial de Promoção da Igualdade do Trabalho, Camila Scobar; do representante da OAB Rondônia, Nelson Sério da Silva; do representante da Prefeitura de Porto Velho, Antônio Alves; do presidente da Federação de Agricultura de Rondônia, Hélio Dias de Souza; do superintendente da Federação das Indústrias de Rondônia, Gilberto Baptista; da representante da Fecomércio de Rondônia, Mariana Belandi; e da presidente da Central Única dos Trabalhadores, Elzilente do Nascimento. A II CNT conta ainda com o apoio técnico da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Confira mais informações sobre a II CNT aqui.