Notícias
Qualificação, Emprego e Renda
MTE é homenageado pelo Exército Brasileiro por apoio ao projeto Soldado Cidadão
Foto: Exército Brasileiro
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) foi condecorado nesta sexta-feira (16) pelo Exército Brasileiro pelos serviços prestados ao projeto Soldado Cidadão. Durante cerimônia realizada em Brasília, o secretário de Qualificação, Emprego e Renda, Magno Lavigne, e o diretor do Departamento de Políticas de Trabalho para a Juventude, João Victor da Motta, foram agraciados com a Medalha do Exército Brasileiro. A condecoração integrou as celebrações pelos 377 anos da Força Terrestre e os 80 anos da vitória da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial.
Magno Lavigne destacou que a condecoração reflete o compromisso do MTE com o projeto Soldado Cidadão, que busca ampliar as oportunidades de inserção dos egressos das Forças Armadas no mercado de trabalho formal, valorizando os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos durante o serviço militar. “Em conjunto com o Exército, criamos condições para certificar as qualificações profissionais exercidas pelos soldados durante seu período de serviço militar, permitindo assim aumentar a empregabilidade desses jovens quando dão baixa em seu serviço na força”, disse o secretário.
Firmado em 2022, o Acordo de Cooperação Técnica entre o MTE e o Comando do Exército tem como objetivo promover a inserção profissional de cabos e soldados no mercado civil, por meio de cursos de capacitação oferecidos pelas próprias Forças Armadas. Os planos de curso são avaliados e aprovados pelo MTE, e os certificados emitidos contam com a chancela conjunta dos dois órgãos, conferindo reconhecimento formal às habilidades adquiridas durante o serviço militar.
Segundo Motta, essa é uma forma de especificar a função que o jovem desenvolveu durante o serviço militar, pois na carteira de trabalho consta somente soldado ou cabo. “Ao facilitar o processo de certificação das qualificações e a melhor conexão com o mundo do trabalho, o Ministério não só reconhece o serviço prestado à nação pelos milhares de jovens militares, mas também fortalece a nossa sociedade com jovens preparados e dedicados. É nosso dever garantir que essa transição seja justa e eficiente, transformando o aprendizado militar em oportunidades concretas de crescimento profissional e social de todas as nossas comunidades e territórios”, destacou o diretor.
Além dos representantes do MTE, cerca de 300 personalidades civis e instituições militares também foram homenageadas com a Ordem do Mérito Militar, a Medalha do Exército Brasileiro e a Medalha Tributo à Força Expedicionária Brasileira.