Notícias
Trabalho e Emprego
Ministro participa da abertura do 99º Enic e ressalta avanços na construção civil
Foto: Ricardo Stuckert / PR
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, participou na manhã desta terça-feira (26) da cerimônia de abertura do 99º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), aberto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no auditório da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília (DF). Entre os presentes estavam o ministro das Cidades, Jader Filho; Carlos Vieira, presidente da Caixa Econômica Federal; e o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Santos Mello.
Durante seu discurso, Lula elogiou a atuação de Luiz Marinho e sua contribuição para transformar a realidade do emprego no Brasil. “O Luiz Marinho, nosso ministro do Trabalho, tem sido um pilar importante para transformar a realidade do emprego no país”, afirmou o presidente. Ele destacou o papel do ministro na qualificação da força de trabalho e na garantia de condições dignas para os trabalhadores. “É por isso que o ministério tem alcançado resultados tão expressivos, mesmo diante de desafios enormes”, completou.
Com o tema "Unindo Forças para o Desenvolvimento Sustentável do Brasil", o encontro, promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), reuniu autoridades, empresários, especialistas em inovação e sustentabilidade, além de representantes do mercado imobiliário.
Após o evento, Luiz Marinho, destacou que o aumento da produtividade no setor tem sido acompanhado pela elevação do salário médio dos trabalhadores, um reflexo direto da qualificação profissional. “Hoje, temos trabalhadores mais capacitados, com acesso a melhores condições de trabalho e remunerações”, avaliou o ministro. Segundo ele, o fato é resultado da parceria do governo e da iniciativa privada para fortalecer a economia e melhorar a vida das pessoas.”
Indicadores - O setor da construção civil é um dos principais pilares da economia brasileira, deve encerrar 2024 com números expressivos em geração de empregos e avanços inovadores na qualificação da mão de obra.
A criação de empregos no setor, que registrou crescimento expressivo ao longo do ano. De acordo com dados apresentados no evento, cada R$ 1 milhão investido em construção civil gerou 13,8 novos postos de trabalho, movimentando não apenas a cadeia produtiva, mas também a economia de diversas regiões do país.