Assentamento Funcional Digital
Workshop – AFD
A Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal – SGP, por intermédio do Departamento de Gestão dos Sistemas de Pessoal – DESIS, realizará o “Workshop AFD”, no dia 22 de março de 2019, em Brasília – DF.
O objetivo é reunir servidores da área de Gestão de Pessoas para orientá-los acerca da contratação dos serviços de digitalização do legado das pastas funcionais.
Local: Ministério da Economia
End.: Esplanada dos Ministérios, bloco K, auditório do subsolo
Data: 22/03/2019
Horário: 14h30 às 17h30
Clique aqui para fazer sua inscrição.
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Novo Sistema de Gestão do AFD
O Novo Sistema de Gestão do AFD será disponibilizado na plataforma SIGEPE com o objetivo de agilizar o acesso à informação, subsidiar a tomada de decisão, integrar demais módulos, bem como resguardar os direitos e os deveres dos órgãos e entidades do SIPEC.
É importante ressaltar que para utilizar o Novo Sistema de Gestão do AFD todos os operadores precisam estar com e-mail institucional cadastrado no SIGEPE.
CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO | |
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02/10/2018 | - Comunicação aos usuários; |
08/10/2018 | - Disponibilização de tutorial; |
19/10/2018 |
- Disponibilização aos cadastradores parciais de orientação sobre como dar permissão para os novos operadores via SIGAC;
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22/10/2018 |
- Conclusão da 1ª etapa de migração – Transferência dos arquivos do ambiente do atual SGAFD para o ambiente do SIGEPE;
- Suspensão da funcionalidade de incluir documento no atual SGAFD;
- Liberação de acesso para consulta aos usuários do Novo Módulo AFD;
- Liberação de cadastramento de operadores pelos cadastradores parciais;
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01/11/2018 | - Início de operação no Novo Módulo AFD no SIGEPE; |
15/11/2018 |
- Liberação da atualização do Curso EAD na ENAP;
- Conclusão da 2ª etapa de Migração - Disponibilização dos documentos na pasta dos servidores;
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31/12/2018 | - Inativação do acesso ao atual SGAFD. |
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Confirmação de dados - IRP nº 3/2018 - AFD
Comunicado aos Dirigentes de Gestão de Pessoas
Visando dar continuidade aos trabalhos da IRP nº 3/2018, que trata do Assentamento Funcional Digital, informamos que as unidades de gestão de pessoas que fizeram a adesão no prazo estipulado (11/06) devem realizar uma confirmação.
Assim, o RH deverá entrar em contato com a sua área de licitações ou compras para que façam a confirmação no SIASG (ComprasNet).
Esse procedimento deverá ser feito até amanhã (14/06), caso contrário, a adesão será excluída automaticamente pelo sistema. A confirmação deverá ser feita SOMENTE pelos órgãos que aderiram dentro do prazo de 11/06/2018.
Atenção! É necessário confirmar os dados que foram inseridos, sendo vedado realizar alterações no SIASG.
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O Ministério do Planejamento informa que encontra-se aberta a Intenção de Registro de Preços (IRP) para o AFD
Levando-se em consideração as necessidades apontadas pelo projeto Assentamento Funcional Digital (AFD) e a proximidade do término do prazo para a sua implantação, o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) elaborou processo de contratação de empresa especializada em digitalização para atender as unidades de gestão de pessoas que não têm disponibilidade de mão de obra para a realização das atividades de digitalização do legado do AFD.
O processo licitatório na modalidade pregão objetiva viabilizar o atendimento à Portaria SEGRT nº 04, de 10 de março de 2016, assim, a opção de contratação de empresa prestadora do serviço é exclusiva para digitalização dos assentamentos funcionais dos servidores das unidades de Recursos Humanos, ou seja, das UPAGs dos órgãos integrantes do SIPEC.
Nesse sentido, a UPAG interessada em aderir à contratação deve fazê-la no prazo de 10 (dez) dias úteis, contados de hoje, dia 28 de maio de 2018.
Para facilitar o trabalho das unidades, o MP disponibiliza Cartilha, que trata da elaboração de estimativas de volume de documentos para digitalização do legado do AFD, e Calculadora para auxiliar as UPAGs.
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Orientação sobre erro no AFD dos documentos gerados no Módulo Requerimento
Recentemente, muitos servidores visualizaram erro no Módulo Requerimento do Assentamento Funcional Digital - AFD.
O erro se deu no campo "Lista de Assentamentos", que apresentou o nome GED SIGEPE, ao invés do nome do servidor.
O problema já foi solucionado, porém, caso ainda ocorra algum erro, favor informá-lo pelo e-mail sgp.afd@planejamento.gov.br.
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Quantitativo de Documentos Inseridos no AFD
Atingimos a marca de 601.727 documentos inseridos no Assentamento Funcional Digital - AFD, desde a sua criação, em 1º de julho de 2016.
A colaboração dos órgãos é essencial para alcançarmos a meta.
Assim, nos colocamos à disposição para sanar dúvidas e realizarmos treinamentos.
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Orientação sobre Mensagem de Erro nos Navegadores:
Recentemente, muitos servidores têm recebido mensagem de erro quando tentam acessar o sistema AFD.
Isto ocorreu porque o certificado do AFD venceu e teve que ser renovado, sendo assim necessário o browser reconhecer este novo certificado.
A mensagem apresentada é “Sua conexão não é particular” ou “Sua conexão não é segura”. Ela vem ocorrendo nos navegadores mais utilizados: Mozilla Firefox, Google Chrome, Internet Explorer e Safari.
Tal mensagem significa que os certificados de segurança emitidos no âmbito da ICP-Brasil utilizados nos servidores do AFD não foram reconhecidos automaticamente pelos navegadores utilizados para navegação na internet.
Para que as mensagens não sejam mais apresentadas e o usuário consiga realizar o acesso ao AFD, serão necessários estes procedimentos:
Atualizar a cadeia de certificados dos navegadores, seguindo os seguintes passos:
Passo 1: Acessar o endereço: http://www.iti.gov.br/icp-brasil/navegadores;
Passo 2: Selecionar o navegador que estiver utilizando;
Passo 3: Seguir as instruções apresentadas em tela.
Após realizar o procedimento, reinicie o navegador e realize novamente o acesso ao Sistema.
Para alguns navegadores, apesar da realização do procedimento anterior, a mensagem de erro será apresentada novamente. Nesse caso, clique na opção “avançado” e prossiga com o acesso.
Nos dias 30/11 e 01 de dezembro de 2017, foi realizado treinamento patrocinado pelo Instituto Federal de São Paulo, com a participação de 30 pessoas dos Campis de São Paulo, para a implantação do AFD na instituição.
No treinamento, foram abordados os seguintes temas:
1 - Contextualização;
2 - Legislação;
3 - Capacitação EAD;
4 - Etapas do SGAFD;
5 - Suporte usuários - Site;
6 - Orientações técnicas
7 - Inclusão de Servidores e novos documentos;
8 - Fluxo AFD;
9 - Funcionalidades do Sistema AFD.
Ocorreu também aula prática, onde houve simulação do processo de higienização, numeração, digitalização, assinatura e inserção dos documentos no SGAFD.
Confira abaixo alguns momentos:
Links para acessar os sistemas: