Por muitos anos uma das maiores preocupações dos gestores era se o servidor estava cumprindo sua jornada de trabalho diária presente fisicamente em seu local de trabalho. Porém, nas últimas décadas, a forma de trabalhar sofreu grandes mudanças e diversos processos de trabalho tiveram que ser reformulados, as pessoas precisaram ressignificar sua relação com o trabalho e com a forma de trabalhar, mas uma coisa não mudou: o serviço público prima, dentre outros, pelos princípios da moralidade e da eficiência e visa à prestação de serviços de qualidade à sociedade.
Diante disso, o gestor se faz diversas perguntas, por exemplo: Como avaliar o alcance dos resultados esperados? As metas estabelecidas estão sendo cumpridas? Como mobilizar esforços e tempo para o cumprimento dos objetivos organizacionais? Como estimular o desenvolvimento das pessoas que compõem a minha equipe?
Uma das formas de responder a estas perguntas pode ser: fazer a gestão de desempenho dos membros do seu time. A avaliação é uma das quatro etapas da Gestão do Desempenho humano no trabalho. Segundo Bergue (2020)*, existem quatro etapas de gestão de desempenho: planejar, organizar, executar e avaliar, representadas da seguinte forma:
Na etapa de planejamento, são definidas as metas de acordo com o planejamento estratégico da organização e as entregas são pactuadas com prazos estabelecidos entre avaliador e avaliado. Em seguida, na etapa de organização, reúnem-se os recursos necessários para execução das atividades e são determinadas as condições de trabalho. Na execução, temos a realização das atividades, o acompanhamento das entregas parciais e momentos de feedback quanto ao trabalho executado. É, também, nesta etapa que há a possibilidade de repactuação de metas. Por fim, temos a etapa de avaliação na qual são verificadas e avaliadas as entregas realizadas, os aprendizados e as oportunidades de melhoria durante todo o processo.
Compreendendo a importância que a Gestão de Desempenho tem para o desenvolvimento profissional e organizacional, buscou-se, neste espaço, compartilhar informações que possam contribuir para o enriquecimento do debate nos ógãos da Administração Pública Federal.
*BERGUE, Sandro Trescastro. Gestão estratégica de pessoas no Setor Público / Sandro Trescastro Bergue. 2. ed. – Belo Horizonte: Fórum, 2020.
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