Amazônia Legal na política sobre drogas
Como o crime organizado atua hoje na Amazônia Legal e quais estratégias utiliza para se expandir? De que forma o tráfico de drogas se conecta a outras atividades ilícitas, como desmatamento, grilagem e garimpo ilegal? Quais são as principais rotas utilizadas para o transporte de drogas e onde estão os principais pontos de apreensão? Como as estratégias de descapitalização das organizações criminosas conduzidas pela política de gestão de ativos reverberam para a sociedade? E em uma perspectiva de futuro: como o Desenvolvimento Alternativo fortalece a segurança e a sustentabilidade na região amazônica?
Por meio de dados e estudos é possível ler os desafios e os caminhos para lidar com os riscos ambientais e com as ameaças às comunidades locais gerados por esse ecossistema do crime. Nesta página estão disponíveis bases de dados de diferentes órgãos, agrupadas para uma experiência de visualização e navegação que permita uma compreensão ampliada do contexto.
Amazônia
A Amazônia concentra a maior floresta tropical do planeta e um dos mais diversos ecossistemas. Com rios que atravessam fronteiras e comunidades que preservam modos de vida únicos, a região se estende por nove países da América do Sul- Brasil, Bolívia, Peru, Colômbia. Venezuela, Equador, Guiana, Suriname e Guiana Francesa - e desempenha papel fundamental na regulação do clima global. O avanço do crime e da violência tem prejudicado seu potencial. As atividades ilícitas se expandiram, inclusive em áreas protegidas, transformando parte do território em corredores terrestres, fluviais e aéreos utilizados para o tráfico de drogas.
Amazônia Legal - Delimitação político-administrativa estabelecida pela Lei nº 1.806/1953, criada para concentrar políticas estatais específicas em área que abrange nove estados: AC, AP, AM, MA, MT, PA, RO, RR e TO.