Passo 1
Bloqueie o celular e o chip (IMEI e Linha telefônica)
A solução Celular Seguro do Ministério da Justiça e Segurança Pública comunica, de forma automática e rápida, operadores de telefonia, instituições bancárias e parceiros para bloquear linha e contas, após a emissão do alerta.
Caso não possua cadastro prévio, o Celular Seguro permite realizar cadastro após a ocorrência do roubo, furto ou extravio do aparelho, para a emissão do alerta.
Caso o cidadão não deseje utilizar o serviço do Celular Seguro, poderá entrar em contato individualmente com as instituições.
No Celular Seguro
Emita um alerta de bloqueio: pode ser feito por você ou pela pessoa de confiança cadastrada.
Escolha entre Modo Recuperação e ou Bloqueio Total.
Os alertas emitidos em Modo Recuperação permitem que novas linhas instaladas no aparelho sejam notificadas para entregar o aparelho às forças policiais.
Os alertas de Bloqueio Total impedem que novas linhas sejam instaladas no aparelho, pois o IMEI é bloqueado.
Alguns bancos parceiros do Programa Celular Seguro realizam o bloqueio de forma imediata. Outros, em até 30 minutos.
Caso não queira usar o Celular Seguro:
Entre em contato com o seu banco via canais oficiais (telefone ou site contidos no verso do cartão, aplicativo do banco ou vá a uma agência) para bloquear o acesso do aparelho aos apps, senhas e/ou cartão.
Contate sua operadora de telefonia para bloquear/desativar o chip virtual (eSIM) e solicitar o bloqueio do IMEI (impedindo o uso total do aparelho)
Passo 2
Aumente sua segurança junto aos bancos:
Altere senhas de acesso aos apps bancários e senhas de cartão.
Se o celular tinha biometria ativa, peça ao banco a revogação do login por biometria
Passo 3
Registre Boletim de Ocorrência (BO) on-line ou presencial
Registre um Boletim de Ocorrência (BO) presencialmente em uma unidade da Polícia Civil ou eletronicamente pela delegacia virtual do estado de sua residência.
Inclua informações como contato suspeito, número utilizado, data e horário da ligação/mensagem, e o que foi dito, prints de mensagens, registros de chamadas, fotos do número utilizado, valor do prejuízo sofrido (se houver), informações referentes a transferência (para quem foi destinado os valores), e demais provas do contato.
Compartilhe o BO com o banco para o apoio na investigação.
Passo 4
Altere senhas e e-mails, redes sociais, apps de mensagem (whatsapp/telegram), contas armazenadas no celular (Google, iCloud e redes sociais). Apague os dados remotamente (prioritário).
Apague os dados de seu celular remotamente (se possível).
Aparelhos com sistema operacional Android usam o Find My Device para bloquear/apagar dados.
Aparelhos com sistema operacional iOS usam o Find My iPhone para ativar o Modo Perdido ou apagar dados.
Altere senhas de e-mails, redes sociais, apps de mensagem.
Passo 5
Monitore contas e utilização de seus dados com frequência
Acompanhe extratos e alertas do banco, ativando avisos de movimentações financeiras, por exemplo.
Consulte de forma periódica o Registrato (https://registrato.bcb.gov.br/registrato/), onde você consegue visualizar informações de contas bancárias e empréstimos em seu CPF.
Observações:
Existe a opção de cadastro e alertas do banco, ativando movimentações pela internet: basta acessar https://www.gov.br/pt-br/apps/celular-seguro-br
Passo a passo nesse link: Tutorial — Ministério da Justiça e Segurança Pública
- Vídeo Institucional: Novo Celular Seguro - Video Institucional — Ministério da Justiça e Segurança Pública