Passo 1
Entre em contato imediatamente com os seus bancos pelos canais oficiais para validar as informações
Informe a fraude e conteste caso existam transações bancárias em seu extrato que você não reconheça
Encaminhe evidências das movimentações suspeitas
- Relate os últimos lugares onde fez transações (ex: e-commerce, lojas físicas)
Passo 2
Bloqueie o acesso e interrompa movimentações
Acesse o app ou site do banco e troque sua senha imediatamente. *Caso a conta já se encontre bloqueada, siga para o registro do Boletim de Ocorrência.
Cancele cartões virtuais ativos e gere novos.
Verifique e cancele transações agendadas ou resgates de investimentos.
Passo 3
Registre Boletim de Ocorrência (BO) on-line ou presencial
Registre um Boletim de Ocorrência (BO) presencialmente em uma unidade da Polícia Civil ou eletronicamente pela delegacia virtual do estado de sua residência.
Inclua informações como contato suspeito, número utilizado, data e horário da ligação/mensagem, e o que foi dito, prints de mensagens, registros de chamadas, fotos do número utilizado, valor do prejuízo sofrido (se houver), informações referentes a transferência (para quem foi destinado os valores), e demais provas do contato.
Compartilhe o BO com o banco para apoio da investigação.
Passo 4
Monitore contas e utilização de seus dados com frequência
Acompanhe regularmente sua conta e serviços associados para identificar novas tentativas de fraude.
Consulte de forma periódica o Registrato (https://registrato.bcb.gov.br/registrato/), onde você consegue visualizar informações de contas bancárias e empréstimos em seu CPF.
Guarde protocolos, comprovantes e registros de contato sempre que possível.
Desinstale apps desconhecidos.