Passo 1
Entre em contato imediatamente com os seus bancos pelos canais oficiais
Informe que não reconhece a conta ou cartão.
Solicite o bloqueio imediato da conta/cartão suspeito.
Anote número de protocolo e guarde comprovantes.
Passo 2
Registre Boletim de Ocorrência (BO) on-line ou presencial
Registre um Boletim de Ocorrência (BO) presencialmente em uma unidade da Polícia Civil ou eletronicamente pela delegacia virtual do estado de sua residência.
Inclua informações como contato suspeito, número utilizado, data e horário da ligação/mensagem, e o que foi dito, prints de mensagens, registros de chamadas, fotos do número utilizado, valor do prejuízo sofrido (se houver), informações referentes a transferência (para quem foi destinado os valores), e demais provas do contato.
- Se você perdeu documentos recentemente (RG, CPF, CNH), informe também esse fato no Boletim de Ocorrência. Isso pode ajudar a vincular o golpe ao uso indevido dos documentos.
- Compartilhe o BO com banco para apoio de investigação.
Passo 3
Monitore contas e utilização de seus dados com frequência
Consulte de forma periódica o Registrato (https://registrato.bcb.gov.br/registrato/), onde você consegue visualizar informações de contas bancárias e empréstimos em seu CPF.
Caso detecte outras novas contas não reconhecidas, informe as respectivas instituições.
Passo 4
Guardar evidências e acompanhar o caso
Arquive protocolos, e-mails e comprovantes.
Acompanhe os desdobramentos junto à instituição financeira.
Se necessário, busque apoio jurídico.