Passo 1
Entre em contato imediatamente com os seus bancos pelos canais oficiais
Informe aos bancos e às bandeiras dos cartões sobre possível exposição, somente via canais oficiais do banco (telefone, site oficial no verso do cartão, aplicativo do banco ou vá a uma agência), para passar as informações sobre o possível golpe.
Conteste transações ou cadastros não reconhecidos, se houver.
Passo 2
Interrompa o contato e isole o dispositivo
Não responda e não clique em novos links.
Se clicar, feche o site e desconecte seu celular da internet temporariamente.
Passo 3
Registre Boletim de Ocorrência (BO) on-line ou presencial
Registre um Boletim de Ocorrência (BO) presencialmente em uma unidade da Polícia Civil ou eletronicamente pela delegacia virtual do estado de sua residência.
Inclua informações como contato suspeito, número utilizado, data, horário da ligação/mensagem, e o que foi dito, prints de mensagens, registros de chamadas, fotos do número utilizado, valor do prejuízo sofrido (se houver), informações referentes a transferência (para quem foi destinado os valores), e demais provas de contato.
Guarde protocolos, comprovantes e registros de contato sempre que possível.
Siga as recomendações policiais para preservar sua segurança e, se for o caso, a faça a formatação do dispositivo após a ida a delegacia e/ou sugestão policial.
Passo 4
Verifique e proteja o dispositivo
Verifique se o seu antivírus está funcionando ou atualizado e realize uma varredura completa no seu dispositivo
Troque senhas de e-mails, redes sociais e contas bancárias utilizando um aparelho seguro
Mantenha sempre o sistema operacional do seu dispositivo atualizado (Android, IOS, etc)
Passo 5
Monitore contas e utilização de seus dados com frequência
Acompanhe regularmente sua conta e serviços associados para identificar novas tentativas de fraude.
- Consulte de forma periódica o Registrato (https://registrato.bcb.gov.br/registrato/), onde você consegue visualizar informações de contas bancárias e empréstimos em seu CPF.