Passo 1
Entre em contato imediatamente com os seus bancos pelos canais oficiais para validar as informações
Faça isso o mais rápido possível e somente via canais oficiais do banco: telefone e site contidos no verso do cartão, aplicativo do banco ou vá a uma agência.
- Informar ao seu banco caso existam transações bancárias em seu extrato que você não reconheça.
Passo 2
Solicite bloqueio do cartão e altere senhas de acesso
Faça isso o mais rápido possível e somente via canais oficiais do banco: telefone e site contidos no verso do cartão, aplicativo do banco ou vá a uma agência.
Informar ao seu banco caso existam transações bancárias em seu extrato que você não reconheça.
Passo 3
Registre Boletim de Ocorrência (BO) on-line ou presencial
Registre um Boletim de Ocorrência (BO) presencialmente em uma unidade da Polícia Civil ou eletronicamente pela delegacia virtual do estado de sua residência.
Inclua informações como contato suspeito, número utilizado, data e horário da ligação/mensagem, e o que foi dito, prints de mensagens, registros de chamadas, fotos do número utilizado, valor do prejuízo sofrido (se houver), informações referentes a transferência (para quem foi destinado os valores), e demais provas do contato.
Passo 4
Fique atento a movimentações bancárias no seu banco
Acompanhe com maior frequência as movimentações bancárias no seu extrato.
Caso existam novas transações bancárias em seu extrato que você não reconheça, informe imediatamente ao seu banco via canais oficiais.
Passo 5
Monitore contas e utilização de seu dados com frequência
- Consulte de forma periódica o Registrato (https://registrato.bcb.gov.br/registrato/), onde você consegue visualizar informações de contas bancárias e empréstimos em seu CPF.