Notícias
Reunião sobre comércio exterior conta com participação do Ibama em SP
33ª Reunião da Comissão Local de Facilitação de Comércio Exterior (Colfac) contou com participação do Ibama - Foto: Divulgação/Ibama-SP
Campinas/SP (25/03/2026) — O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) participou da 33ª Reunião da Comissão Local de Facilitação de Comércio Exterior (Colfac), realizada no último dia 18 de março, no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. O encontro promoveu a interface entre a comunidade de comércio exterior e a Receita Federal do Brasil (RFB).
O Ibama foi representado pelo chefe da Unidade Técnica do Instituto que opera no aeroporto, Eloi Norberto Venturini, o qual destacou a atuação da autarquia como anuente no comércio exterior, com foco na conformidade ambiental. Operações como importação ou exportação de flora nativa precisam ser autorizadas pelo Ibama, assim como importação ou exportação de fauna, partes de fauna, produtos e materiais biológicos, conforme regras da Convenção sobre Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (Cites), do qual o Brasil é signatário.
Novo Processo de Importação (NPI)
O encontro também discutiu o Novo Processo de Importação (NPI), iniciativa do governo federal voltada à otimização de procedimentos administrativos no comércio exterior brasileiro, com a centralização das operações no Portal Único de Comércio Exterior (Siscomex). O processo utiliza documentos como a Declaração Única de Importação (Duimp), o Catálogo de Produtos e o conjunto de Licenças, Permissões, Certificados e Outros Documentos (LPCO) para conferir agilidade e reduzir custos.
A participação do Ibama em fóruns como a Colfac contribui para fortalecer a integração entre o controle ambiental, a eficiência administrativa e o desenvolvimento econômico sustentável.
-
Mais informações na página sobre Cites e comércio exterior
Assessoria de Comunicação Social do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
61 3316-1015