Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas)
- Sobre os Cetas
- Animais devolvidos à natureza pelo Ibama
- Áreas de Soltura de Animais Silvestres (ASAS) - Cadastro e informações
- Publicações
- Contatos dos Cetas
Sobre os Cetas
Os Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama são unidades responsáveis pelo manejo dos animais silvestres que são recebidos de ação fiscalizatória, resgate ou entrega voluntária de particulares.
Os Cetas possuem a finalidade de receber, identificar, marcar, triar, avaliar, recuperar, reabilitar e destinar esses animais silvestres, com o objetivo maior de devolvê-los à natureza, além de realizar e subsidiar pesquisas científicas, ensino e extensão. A solicitação de pesquisa deverá ser formalizada na Superintendência do Ibama.
Orientações sobre como proceder no trato com animais silvestres - Cetas Rio de Janeiro (Word, 37KB) (PDF, 129KB)
Animais devolvidos à natureza pelo Ibama
Nos últimos dez anos, os Cetas do Ibama devolveram para a natureza mais de 200.000 animais apreendidos, resgatados e entregues espontaneamente.
Áreas de Soltura de Animais Silvestres (ASAS) - Cadastro e informações
As Áreas de Soltura de Animais Silvestres (ASAS) são propriedades rurais cadastradas pelo Ibama para que possam receber animais silvestres nativos reabilitados nos Cetas e que se encontram aptos a voltar para a natureza.
Como se cadastrar como uma ASA
Proprietários de áreas rurais podem cadastrar suas áreas para soltura de fauna. O cadastro não implica custos e qualquer soltura na área somente poderá ser feita mediante interesse do proprietário da área e anuência prévia.
Para solicitar o cadastro, é necessário preencher a "Carta de Intenção" e, com a documentação nela relacionada, encaminhá-la por e-mail, correios ou entregá-la pessoalmente na unidade mais próxima do Ibama.
Mais informações
Entre em contato com uma das unidades do Ibama ou unidades do Cetas.
Formulário de cadastro de Áreas de Soltura de Animais Silvestres (ASAS) em Minas Gerais (MG).
Publicações
Contatos dos Cetas