Notícias
Curso do Ibama forma 80 servidores para atuação em emergências ambientais no país
Novos agentes atuarão em emergências ambientais e climáticas em todo o país - Foto: Vinícius Mendonça/Ibama
Brasília/DF (11/06/2026) – O Ibama conclui, neste sábado (13), nos municípios paulistas de Nova Odessa, de Hortolândia e de Santos, a formação de 80 servidores da instituição que atuarão como agentes em emergências ambientais e climáticas em todo o Brasil.
A 4ª edição do curso foi dividida em duas turmas, com a primeira realizada em maio e a segunda em junho. O objetivo é capacitar as equipes para as ações de prevenção, gestão e resposta a acidentes ambientais, incluindo ocorrências com produtos perigosos e eventos associados a desastres climáticos.
Agentes de emergências ambientais e climáticas são servidores da carreira federal de Especialista em Meio Ambiente, designados pelo presidente do Ibama para a função de atender a essas ocorrências, inclusive prestar orientação técnica e operacional às instituições públicas e à sociedade.
As atividades práticas aplicadas no curso buscam aproximar os servidores de cenários reais de atuação, com foco no desenvolvimento de competências técnicas e operacionais para o atendimento qualificado a emergências ambientais e climáticas. A formação também visa fortalecer a capacidade institucional do Ibama para responder a acidentes envolvendo produtos perigosos, desastres e outras ocorrências com potencial impacto ambiental.
Assessoria de Comunicação Social do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
61 3316-1015