Notícias
Curso do Ibama aborda monitoramento e auditoria na cadeia produtiva da madeira
Curso a servidores federais e estaduais de meio ambiente abordou auditoria preventiva de créditos florestais e outros tópicos - Foto: Divulgação/Ibama
Brasília/DF (05/05/2026) – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizou, na última semana de abril e na primeira semana de maio, a Capacitação em Serviço de Monitoramento e Auditoria do Uso da Flora, em Brasília e em Belém (PA). O curso na capital federal foi oferecido a 35 servidores que atuam em diferentes unidades do Instituto pelo país e, em Belém, a outros 21 servidores de Órgãos Estaduais de Meio Ambiente da Amazônia Legal.
A formação dos servidores federais e estaduais teve como base a metodologia desenvolvida pelo SinaflorLab, do Ibama, que tem demonstrado resultados concretos na identificação de inconsistências em créditos florestais: apenas entre 2024 e 2025, a aplicação dessa abordagem permitiu o bloqueio de mais de 610 mil metros cúbicos de créditos madeireiros irregulares, evidenciando seu potencial no enfrentamento ao desmatamento ilegal.
O curso ministrado abordou aspectos técnicos e operacionais relacionados à auditoria preventiva, ao uso de ferramentas analíticas e ao monitoramento de dados florestais, permitindo que os participantes atuem de forma mais estratégica na identificação de fraudes e irregularidades.
A capacitação teve a parceria do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e apoio do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas/PA).
A iniciativa busca fortalecer a atuação integrada entre União e estados, ampliando a capacidade de análise e resposta sobre possíveis irregularidades na origem da madeira e fortalecendo o Sisnama. O objetivo é reduzir a circulação de produtos florestais de origem ilegal e aumentar a efetividade das ações de controle ambiental.
Assessoria de Comunicação Social do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
61 3316-1015