Notícias
Treinamento com participação do Ibama aprimora resposta a emergências com óleo no RS
Embarcações durante treinamento da Petrobras, em Rio Grande (RS) Foto: Rodrigo Genovês/ONG Kaosa
Rio Grande/RS (13/10/2025) – Um treinamento promovido pela Petrobras em setembro, com participação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), teve como objetivo aprimorar técnicas de contenção e recolhimento de óleo, além do manejo e afugentamento de fauna em emergências ambientais.
A atividade ocorreu no estuário da Lagoa dos Patos e na região costeira próximo à Praia do Cassino, em Rio Grande (RS), com cerca de 70 participantes. As equipes contaram com operadores, líderes, avaliadores e observadores. A ação buscou aperfeiçoar as ações de resposta a emergências ambientais, atualizar informações de navegação e reconhecer áreas sensíveis e vulneráveis da região.
Os participantes puderam, durante o treinamento, desenvolver técnicas de contenção de óleo e recolhimento em águas costeiras e procedimentos de afugentamento e resgate de fauna, aplicados em cenários controlados. As atividades envolveram movimentação de equipamentos e embarcações, sem lançamento de substâncias no ambiente, sem manejo de animais silvestres e sem interferência em áreas de navegação.
A Equipe Técnica de Prevenção e Atendimento às Emergências Ambientais (Nupaem) do Ibama no Rio Grande do Sul, por meio da atividade, observou protocolos e fortaleceu a articulação interinstitucional em situações de emergência ambiental. Também participaram: a empresa Aiuká (contratada pela Petrobras); o Centro de Recuperação de Animais Marinhos (Cram), convidado pelo Porto do Rio Grande; a organização não governamental Kaosa, parceira do Cram; e a Marinha do Brasil.
O envolvimento do Ibama reforça seu compromisso com a prevenção de acidentes, a proteção da fauna e a preservação dos ecossistemas costeiros, especialmente em áreas sensíveis como o estuário da Lagoa dos Patos.
Assessoria de Comunicação Social do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
(61) 3316-1015
