Notícias
Reunião aborda acordo de cooperação sobre cadastro de atividades poluidoras no PA
Ibama e Semas/PA discutiram, em Brasília (DF), gestão integrada dos cadastros técnicos federal e estadual - Foto: Divulgação/Ibama
Brasília (07/08/2025) – Um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas/PA) para a gestão integrada dos cadastros técnicos federal e estadual de atividades potencialmente poluidoras foi objeto de reunião na última terça-feira (5), na sede do Instituto, em Brasília (DF).
O documento, assinado em 2012, prevê, também, a gestão integrada no recolhimento das taxas de controle e fiscalização federal e estadual, devidas por empresas que exercem atividades potencialmente poluidoras ou utilizadoras de recursos naturais, conforme Lei nº 6.938 de 1981.
Pelo Ibama, estiverem presentes representantes da Diretoria de Qualidade Ambiental (Diqua) e da Diretoria de Planejamento, Administração e Logística (Diplan). A equipe da Semas/PA, por sua vez, contou com integrantes das áreas de arrecadação e de Tecnologia da Informação (TI).
Na oportunidade, foram apresentados os resultados de 2024 das ações do ACT com o estado do Pará. A Secretaria informou aumento na arrecadação da Taxa de Controle e Fiscalização Estadual e melhoria nos processos de comunicação relacionados às obrigações dos administrados na prestação de informações ambientais.
Ainda foram debatidos os próximos passos previstos no plano de trabalho do ACT, em especial o início do mapeamento de procedimentos de inscrição integrada nos cadastros e a realização do levamento de soluções de TI das instituições para execução do monitoramento e gestão das informações ambientais compartilhadas entre o Ibama e a Semas/PA.
Assessoria de Comunicação Social do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
61 3316-1015
