Notícias
Presidente do Ibama é o convidado de setembro do Fórum de Biodiversidade no Museu do Jardim Botânico
Presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho - Foto: Divulgação/Ibama
Na segunda-feira, dia 8 de setembro, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro realiza mais uma edição do Fórum de Biodiversidade, com palestra de Rodrigo Agostinho, presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Com o tema “O papel do Ibama na conservação da biodiversidade”, a apresentação abordará o trabalho dos Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), responsáveis por reabilitar e devolver milhares de animais à natureza todos os anos. Os Cetas têm papel decisivo no cuidado de animais vítimas de tráfico, maus-tratos ou acidentes, assegurando novas chances de retorno à vida livre e fortalecendo a conservação da fauna brasileira.
Rodrigo Agostinho é ambientalista, advogado e biólogo, com ampla trajetória em gestão ambiental e política. Foi vereador e prefeito de Bauru (SP) antes de se eleger deputado federal por São Paulo, onde atuou na Câmara entre 2019 e 2023, presidindo por dois anos a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS). Também foi membro titular do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) por mais de 10 anos e, desde janeiro de 2023, ocupa a presidência do Ibama.
O evento será presencial, na Sala Multiuso do Museu, com 50 vagas disponíveis por ordem de chegada, e contará também com transmissão ao vivo pelo canal do JBRJ no YouTube. A atividade acontece das 14h30 às 16h30 e tem entrada gratuita.
Realizado mensalmente no Museu do Jardim Botânico, o Fórum de Biodiversidade é coordenado por um conselho de especialistas do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) e promove debates sobre temas ambientais essenciais. A atividade é voltada para especialistas, pesquisadores, estudantes e demais interessados, e oferece certificado de participação ao público.
O Museu do Jardim Botânico conta com patrocínio master da Shell Brasil e gestão do idg - Instituto de Desenvolvimento e Gestão. Inaugurado em março de 2024, o espaço apresenta ao público, por meio de exposições, conteúdos interativos e programação cultural para todas as idades, o trabalho pioneiro do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro para o conhecimento e conservação da flora brasileira.
Serviço - Fórum de Biodiversidade com Rodrigo Agostinho (Ibama)
Segunda-feira, 8/9/2025
Horário: das 14h30 às 16h30, na Sala Multiuso - 1º pavimento do Museu
Vagas: 50, por ordem de chegada
Transmissão ao vivo: canal do JBRJ no YouTube
Museu do Jardim Botânico
Acesso pela Rua Jardim Botânico, 1008 – Jardim Botânico
Entrada gratuita
Matéria original do Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro
