Notícias
Pesquisadores e estudantes da UnB participam do Programa Ibama de Portas Abertas
Servidor do Ibama promove educação ambiental aos participantes - Foto: Ibama e SFB
Brasília/DF (18/07/2025) – Em 14 e 15 de julho, o Centro Nacional de Educação Ambiental (Cenea), pertencente ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), organizou mais uma edição do Programa Ibama de Portas Abertas (Pipa). Criada no ano passado, a iniciativa busca aproximar a sociedade do trabalho do Instituto.
Na última segunda-feira (14), universitários e pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) foram guiados, em dois turnos, pelas dependências da sede do Instituto, em Brasília (DF). Os pesquisadores participantes integram um projeto de pesquisa voltado ao aprimoramento da gestão arquivística do acervo do Ibama, em parceria com a UnB.
No dia seguinte, foi a vez de uma turma do Curso de Geografia da universidade participar das atividades, no intuito de proporcionar aos estudantes uma compreensão integrada das ações do Ibama relacionadas à proteção ambiental, ao uso de geoprocessamento e à prevenção e combate aos incêndios florestais.
Durante as visitas, os participantes acompanharam apresentações e vivências sobre os seguintes temas: Plataforma de Análise e Monitoramento Geoespacial da Informação Ambiental (Pamgia), conduzida pelo Centro Nacional de Monitoramento e Informações Ambientais (Cenima); Por dentro das árvores, abordada em visita ao Laboratório de Produtos Florestais (LPF) do Serviço Florestal Brasileiro (SFB); Vida livre: um sonho animal, com o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Brasília; e Conversando sobre os incêndios florestais: o fogo bom e o fogo mau, com a equipe do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo).
Os grupos também puderam conhecer as atribuições e a atuação do Ibama no Licenciamento Ambiental Federal (LAF), em apresentação conduzida pela Diretoria de Licenciamento Ambiental (Dilic). Ao todo, participaram 55 pesquisadores das atividades que fortaleceram o vínculo da pesquisa acadêmica com a prática institucional.
O Pipa é resultado de um esforço conjunto do Cenea com as diversas diretorias, com os centros especializados e com a Assessoria de Comunicação Social (Ascom) do Instituto, além do SFB. O objetivo é fortalecer o diálogo com a sociedade, promover educação ambiental e aproximar o público das iniciativas de proteção ambiental da autarquia.
Assessoria de Comunicação Social do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
61 3316-1015
