Notícias
MMA e Ibama capacitam militares da Marinha para Operação Antártica
Exercícios práticos com equipamentos de resposta a Emergências Ambientais na Ilha de Paquetá - Foto: Sandro Rangel/Ceneac/Ibama
Brasília/DF (28/08/2025) – Servidores do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) promoveram, entre 18 e 20 de agosto, um treinamento direcionado ao Grupo-Base da Marinha do Brasil que conduzirá a Operação Antártica 2025/2026. Esse grupo será responsável por cuidar e preservar a funcionalidade de todas as instalações da Estação Antártica Almirante Ferraz, bem como operar e manter seus sistemas e equipamentos.
O objetivo da capacitação foi orientar os militares sobre os aspectos ambientais, as ações preventivas e as providências frente a situações de emergência no continente antártico. A etapa teórica ocorreu no dia 18, na Estação de Apoio Antártico no Rio de Janeiro (Esantar Rio). Já as atividades práticas foram desenvolvidas nos dias 19 e 20, na Refinaria Duque de Caxias (Reduc), em parceria com o Centro de Defesa Ambiental (CDA) da Petrobras, e na Ilha de Paquetá.
O treinamento incluiu exercícios com equipamentos de resposta a incidentes envolvendo óleo e contou com a presença de representantes da Diretoria de Portos e Costas (DPC-RJ) e do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), do Ibama.
Parceria Proantar e Ibama
O Programa Antártico Brasileiro (Proantar) é responsável por garantir, anualmente, a presença do Brasil no continente antártico e por viabilizar pesquisas científicas na Estação Antártica Comandante Ferraz. O Centro Nacional de Emergências Ambientais e Climáticas (Ceneac), do Ibama, colabora diretamente com o Proantar, oferecendo suporte em ações de prevenção e resposta a emergências ambientais.
Assessoria de Comunicação Social do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
(61) 3316-1015
