Notícias
MiniCOP no Piauí inspira nova geração ambientalista
Crianças do Piauí aprendem como ser guardiões ambientais - Foto: Divulgação/Ibama
Teresina/PI (30/10/2025) – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Piauí se transformou em palco para uma conferência diferente. No lugar de autoridades e chefes de Estado, quem tomou a palavra foram as crianças do ESMG Alphaville, como parte do programa “Guardiões dos Biomas de Teresina”, que une ciência, arte e brincadeira para sensibilizar alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental sobre a importância da Caatinga e do Cerrado — biomas que caracterizam o território piauiense.
A atividade, realizada em 29 de outubro, reuniu 50 alunos nas dependências da Superintendência do Ibama em Teresina (PI). Atendendo a um convite da escola e inspirada na dinâmica das conferências climáticas — especialmente na COP30, que será realizada em 2025, em Belém (PA) —, as crianças apresentaram ideias e compromissos ambientais.
O ponto alto do encontro foi a criação do “Manifesto dos Guardiões”, um painel coletivo com ilustrações, frases e compromissos infantis voltados à proteção dos biomas locais, refletindo a visão das novas gerações sobre o cuidado com a fauna, a flora e os recursos naturais.
Um Piauí que aprende a cuidar
O convite ao Ibama integrou o Mutirão das MiniCOPs, uma iniciativa nacional promovida pelos Institutos Alana e PerifaLab, que busca reproduzir, em escala infantil e juvenil, as dinâmicas das Conferências do Clima da ONU.
O ESMG Alphaville foi uma das 10 selecionadas entre 92 inscrições de 21 estados para participar da iniciativa.
Essas MiniCOPs não são apenas atividades recreativas, mas verdadeiros exercícios de cidadania climática, que estimulam o debate sobre a crise ambiental e as soluções possíveis a partir das escolas. A ação amplia a consciência ecológica e fortalece o sentimento de pertencimento das crianças aos seus territórios.
Assessoria de Comunicação Social do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
(61) 3316-1015
