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Notícias

Junho Verde: Educação Ambiental é a chave para sensibilização de políticas de preservação e sustentabilidade

Ibama celebra o Dia Nacional da Educação Ambiental como um caminho entre o conhecimento e o exercício da cidadania
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Publicado em 03/06/2025 19h03 Atualizado em 13/06/2025 19h22
Ibama promove oficinas de educação ambiental em escolas públicas.jpg

Ibama promove oficinas de educação ambiental em escolas públicas - Foto: Divulgação/Ibama

Brasília/DF (03/06/2025) - No coração das políticas ambientais do Brasil, pulsa uma certeza: não há preservação sem educação. No Dia Nacional da Educação Ambiental, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) celebra um caminho que vem sendo pavimentado com ações, programas e, agora, a integração de suas diretrizes por meio do Centro Nacional de Educação Ambiental (Cenea).

A oficialização do Cenea, conforme a portaria publicada em 26 de maio de 2025 no novo Regimento Interno da instituição, é uma conquista que consolida um movimento de reconstrução e resgate da história institucional da Educação Ambiental no Ibama, interrompida há quase duas décadas. Já que em 2007, com a edição da Medida Provisória nº 366 — a mesma que criou o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) — foi extinta a Coordenação-Geral de Educação Ambiental do Ibama, que então integrava a antiga Diretoria Socioambiental, popularmente conhecida como “a diretoria da educação ambiental”. Desde então, a sede do Instituto ficou sem uma instância própria para tratar do tema, apesar da atuação contínua e dedicada das equipes estaduais de Educação Ambiental em diversas regiões do país.

Infratores recebem curso sobre preservação do meio ambiente.jpg
Infratores recebem curso sobre preservação do meio ambiente

Somente em 2022 que um novo capítulo começou a ser escrito. Nesse ano, ressurgiu o Núcleo de Educação Ambiental (NEA), incorporado ao Centro Nacional de Informação, Monitoramento e Educação Ambiental (Cenima), ainda sem estrutura própria. Em setembro de 2024, o presidente do Ibama anunciou oficialmente a criação do Cenea — um centro dedicado exclusivamente ao tema —prometendo sua inclusão no novo regimento institucional. Consolidado neste ano, com a publicação da portaria que devolve à Educação Ambiental seu lugar de direito dentro da estrutura central do órgão.

“O Ibama tem uma história relacionada à educação ambiental, e o Centro Nacional de Educação Ambiental, que é um centro de referência, vai trabalhar tanto na formação, capacitação, produção de materiais e o desenvolvimento de habilidades para comunidades, ambientalistas, educadores e pessoas envovlidas com preservação do meio ambiente ”, salientou, o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, sobre a importância do Cenea para educação ambiental.

Educação que transforma

A Educação Ambiental, conforme prevê a Política Nacional (Lei 9.795/99), não é uma ação isolada. Ela é transversal, participativa, e, sobretudo, transformadora. Nesse contexto, assume um papel estratégico: envolve comunidades, qualifica populações e propõe medidas para mitigar e prevenir impactos.

É nesse cenário que o Ibama atua como articulador: define condutas, estimula a escuta ativa de grupos sociais e fomenta a construção conjunta de soluções. Dessa forma, os projetos são executados pelos estados e vinculados às suas equipes de educação ambiental, mas trazem temáticas que dialogam com algumas prioridades fundamentais das áreas finalísticas do Instituto:

  • Uso de agrotóxicos e qualidade ambiental;
  • Gestão de resíduos sólidos e logística reversa;
  • Proteção da fauna, flora e recursos pesqueiros;
  • Recuperação de áreas degradadas;
  • Prevenção de ilícitos ambientais e manejo do fogo;
  • Emergências ambientais e mudanças climáticas.

Essas iniciativas não se limitam às salas de aula. Ao contrário, priorizam ações educativas não formais, realizadas diretamente com os sujeitos sociais impactados — pescadores, comunidades rurais, populações indígenas, trabalhadores locais — criando pontes entre a legislação, a ciência e a vida cotidiana.

“Precisamos mudar a cabeça das pessoas e os comportamentos. Isso inclui ações que não necessariamente punitivistas, para isso trabalhamos com a fiscalização, mas damos essa relevância para educação ambiental da população”, comenta Rodrigo Agostinho, sobre a o impacto dessas iniciativas para na sociedade.

Centralização com capilaridade

A estrutura pensada para o Centro Nacional de Educação Ambiental, procurar coordenar, articular e potencializar ações educativas em todo o país, com diretrizes alinhadas às equipes estaduais do Ibama e orçamento institucionalizado. Seu papel é integrar as atividades e apoiar estados, além ampliar a presença da educação ambiental na gestão pública e nas políticas de conservação.

Assim, é possível efetivar um conjunto robusto de prioridades definidas em oficinas de escuta e planejamento coletivo. Entre os focos estratégicos estão a melhoria da comunicação educacional, o fortalecimento da aprendizagem, a centralização de projetos temáticos e a articulação com outros trabalhos colaborativos que visam transformar cada programa em um impacto real.

Entre os exemplos e diferentes atividades, o Ibama já coleciona experiências bem-sucedidas que mostram o poder da educação ambiental como ferramenta de mobilização e mudança cultural. Entre elas, destacam-se:

Não Tire as Penas da Vida — campanha que atua no Amazonas desde 2002, promovendo oficinas com artesãos indígenas e ações educativas em escolas para combater o uso ilegal de penas e partes de animais silvestres, especialmente durante o Festival de Parintins.

Liberdade e Saúde — projeto criado no Piauí por servidores do Ibama, que utiliza vídeos, quadrinhos, músicas e oficinas para alertar sobre os riscos do tráfico e consumo de animais silvestres. O projeto já foi replicado com adaptações nos estados do Pará, São Paulo e Rio Grande do Sul, com atividades como observação de aves e debates sobre zoonoses.

Além disso, os recentes cursos gratuitos em parceria com o Ministério do Meio Ambiente foram disponibilizados ao público: *“Meio Ambiente, Cidadania e Educação Ambiental”* e *“Introdução à Educação Ambiental no Processo de Gestão Socioambiental”*. Os conteúdos fortalecem a formação de educadores, agentes públicos e lideranças sociais, ampliando o alcance das ações.

Uma nova consciência em construção

Celebrar o Dia Nacional da Educação Ambiental é, também, reforçar a urgência de um pacto coletivo. Um elo entre o conhecimento, a sustentabilidade e o exercício da cidadania, para conservação ambiental e climática que exige uma gestão pública integrada. Uma iniciativa que reconheça a importância da escuta ativa, valorização dos saberes tradicionais e da construção de soluções baseadas na equidade e no respeito ao meio ambiente.

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