Notícias
Instituições de pesquisas nucleares recebem visita do Ibama
Apresentação dos cães adestrados que são utilizados pela Marinha para localizar drogas, explosivos e outros materiais - Foto: Marinha do Brasil
Brasília/DF (16/06/2025) - O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) participou, entre 27 e 29 de maio, de visita técnica ao Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) e ao Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP), ambos localizados na Universidade de São Paulo (USP), além do Centro Industrial Nuclear de Aramar (CINA), situado no município de Iperó (SP). A ação foi promovida pelo Sistema de Proteção do Programa Nuclear Brasileiro (SIPRON), cujo Ibama é um dos membros, e contou com a participação de servidores do Núcleo de Prevenção e Atendimento a Emergências Ambientais do Rio Grande do Norte (Nupaem/RN), representando o Centro Nacional de Emergências Ambientais e Climáticas (Ceneac).

- Comitiva de visitantes na unidade de Iperó-SP, o Centro Experimental Aramar (CEA) - Foto: Marinha do Brasil
A atividade integra o Plano Nacional Anual de Proteção Ambiental (PNAPA) de 2025 e teve como principal objetivo ampliar os conhecimentos técnicos sobre as atividades desenvolvidas nas unidades visitadas, com destaque para o Programa Nuclear Brasileiro e o desenvolvimento do submarino de propulsão nuclear. Além do aprimoramento técnico, a visita também buscou fortalecer os laços institucionais entre os integrantes do SIPRON, promovendo maior integração entre os órgãos envolvidos na proteção e segurança nuclear do país.
O Ibama participa do programa nuclear atuando em alguns colegiados, como, por exemplo, o Comitê de Planejamento de Resposta a Situações de Emergências (Copren), que são colegiados de planos de evacuação de áreas de emergência da população ao redor de locais onde há existência de usinas. Em 2024, o Ibama instituiu um Plano de Emergência Complementar (PEC Ibama), que orienta a atuação da autarquia diante de uma emergência nuclear, elaborado de forma intersetorial, envolvendo diversos servidores.
Assessoria de Comunicação Social do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
61 3316-1015