Notícias
Ibama treina equipes para acidentes com óleo em praias do Piauí
Aula prática de limpeza de praia - Foto: Cristiane Oliveira/Ceneac/Ibama
Teresina/PI (16/10/2025) – Em um esforço para conter os impactos de desastres ambientais, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) promoveu, no início de outubro, a Oficina de Limpeza de Praia no município de Luís Correia, no Piauí. A capacitação, que direciona ações em praias atingidas por óleo, foi realizada pela Equipe Técnica de Prevenção e Atendimento às Emergências Ambientais (Nupaem/PI) e pelo Centro Nacional de Emergências Ambientais e Climáticas (Ceneac), ambos do Ibama.
A oficina faz parte do projeto Praia sem Óleo e tem como objetivo integrar diferentes instituições e prepará-las para a limpeza de praias atingidas por esse tipo de acidente, especialmente em casos de aparecimento de manchas de origem desconhecida.
O evento contemplou atividades teóricas e práticas, sendo dividido em duas etapas, nas quais foram abordados temas como comportamento do óleo no ambiente marinho, técnicas de limpeza de praia, segurança e uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), gestão de resíduos e atendimento à fauna oleada.
A capacitação contou com a participação de servidores do Ibama, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), da Marinha do Brasil, da Polícia Militar Ambiental, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e das prefeituras de Luís Correia (PI), Parnaíba (PI) e Ilha Grande (PI).
Com a realização da oficina, o Ibama fortalece as ações de prevenção e resposta a emergências ambientais no litoral piauiense, ampliando a capacidade de atuação conjunta entre as entidades parceiras e consolidando o compromisso com a proteção costeira e marinha.
Assessoria de Comunicação Social do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
(61) 3316-1015
