Notícias
Ibama realiza vistoria em área de recuperação da Mata Atlântica em Sergipe
Drones foram utilizados durante a vistoria - Foto: Divulgação/Ibama
Aracaju/SE (09/10/2025) – A Superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Sergipe realizou, no início de outubro, vistoria em área em processo de recuperação da Mata Atlântica. A inspeção, feita em manguezais na região norte do estado, foi conduzida em conjunto com a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) e com o apoio do Núcleo Especial de Polícia Marítima (Nepom), da Polícia Federal.
A vistoria teve o objetivo de verificar in loco as ações necessárias para o início da recuperação de áreas degradadas de manguezais, que são classificados como Áreas de Preservação Permanente (APPs). Os técnicos avaliaram o cenário ambiental de uma área que havia sido degradada por carcinicultura, técnica de criação de camarões em cativeiro.
“Durante a vistoria, foram utilizados drones, o que possibilitou o detalhamento das medidas necessárias e a avaliação da trajetória de regeneração da área ao longo do acompanhamento feito pelo Ibama”, relatou Marcelo Brandão, analista ambiental da Equipe de Biodiversidade e Florestas do Ibama em Sergipe.
Para a chefe da Divisão Técnico-Ambiental do Instituto no estado, Iris Alves, as ações conjuntas fortalecem as parcerias e o entendimento técnico com os órgãos do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama) e demais instituições parceiras, garantindo o cumprimento da missão institucional de proteger áreas de relevante importância ecológica, como os manguezais.
Assessoria de Comunicação Social do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
(61) 3316-1015
