Notícias
Ibama realiza operação de fiscalização de agrotóxicos em Campos Lindos (TO), importante polo produtivo do Matopiba
Servidores verificam condições de armazenamento de agrotóxicos na região do Matopiba - Foto: Ibama/TO
Palmas/TO (28/11/2025) - O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), por meio da Divisão de Proteção Ambiental do Tocantins (Dipam-TO), realizou operação de fiscalização no município de Campos Lindos (TO), um dos mais importantes polos produtivos do Matopiba - região que abrange partes do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, reconhecida pela forte atividade agropecuária e expansão agrícola.
A ação teve como foco o controle da origem, legalidade, validade, armazenamento e uso de agrotóxicos em propriedades rurais da região.
Ao longo da operação, cerca de 22 propriedades rurais foram vistoriadas, com inspeções detalhadas da documentação, das condições de armazenamento e da conformidade dos produtos. Durante as verificações, aproximadamente 30 mil litros de agrotóxicos fora de condições de uso foram identificados e notificados para destinação adequada. Os responsáveis têm prazo de 30 dias para acionar a logística reversa, conforme previsto na legislação ambiental.
A fiscalização resultou na lavratura de seis autos de infração, que somam aproximadamente R$ 1,5 milhão em multas aplicadas por irregularidades diversas, incluindo armazenamento inadequado e uso de produtos vencidos ou sem procedência legal. Também foram emitidas 11 notificações complementares determinando a destinação ambientalmente correta dos insumos irregulares encontrados.
A operação contou com servidores do Ibama Tocantins, distribuídos em duas frentes de trabalho. Durante a ação, foi observado rigor no cumprimento dos protocolos de segurança, com uso integral de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), garantindo a proteção da equipe em situações de exposição a substâncias potencialmente perigosas.
Assessoria de Comunicação Social do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
(61) 3316-1015
