Notícias
Ibama promove treinamento do projeto Praia Sem Óleo no Maranhão
Aula prática em praia de São Luís (MA) - Foto: Divulgação/Ibama
Brasília/DF (07/10/2025) – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) promoveu, em setembro, uma capacitação para 22 gestores de órgãos estaduais e municipais de meio ambiente e de limpeza urbana no âmbito do projeto Praia Sem Óleo. O objetivo do treinamento foi formar multiplicadores locais e propiciar aprimoramentos na capacidade de resposta a incidentes de poluição por óleo em áreas costeiras. Dessa vez, o evento foi realizado em São Luís, capital do Maranhão.
A capacitação foi estruturada em duas etapas: uma formação teórica, ocorrida no auditório da Superintendência do Ibama no Maranhão, e uma atividade prática, na praia de São Marcos. Cada etapa teve quatro horas de duração. Durante as atividades, os participantes tiveram contato com técnicas de monitoramento, contenção e limpeza, além de orientações sobre a articulação interinstitucional necessária entre os diferentes níveis de governo e a sociedade civil.O treinamento foi organizado pela Equipe Técnica de Prevenção e Atendimento às Emergências Ambientais do Maranhão (Nupaem-MA), em parceria com o Centro Nacional de Emergências Ambientais e Climáticas (Ceneac/Dipro) e o Nupaem-BA, e contou com o apoio logístico da Unidade Técnica do Ibama em Imperatriz (MA). A programação buscou reforçar a preparação de equipes diante de situações semelhantes ao grande derramamento de óleo que atingiu o litoral brasileiro em 2019.
Com o projeto Praia Sem Óleo, o Ibama reafirma seu compromisso com a prevenção, a mitigação e a resposta a emergências ambientais, atuando de forma integrada com os entes federativos para preservar ecossistemas marinhos e assegurar a qualidade de vida das populações litorâneas.Assessoria de Comunicação Social do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
61 3316-1015

