Notícias
Ibama promove I Encontro Interinstitucional de Meio Ambiente em Sergipe
O superintendente do Ibama em Sergipe, Cássio dos Santos (à esquerda), conduziu o evento - Foto: Divulgação/Ibama/SE
Aracaju/SE (28/05/2025) – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), por meio de sua Superintendência em Sergipe, realizou, em 27 e 28 de maio, o I Encontro Interinstitucional de Meio Ambiente do Ibama/SE. O evento ocorreu no auditório do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em Aracaju.
A iniciativa teve como objetivo promover a reflexão crítica, debates construtivos e sugestões de melhorias na execução das políticas públicas ambientais, por meio da troca de experiências e aprendizado mútuo entre os agentes públicos do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama) no estado.
Nessa primeira edição, o tema central foi a gestão florestal em Sergipe. Foram abordados assuntos relevantes para o cotidiano das análises realizadas pelos técnicos dos órgãos ambientais, tais como: Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor); Documento de Origem Florestal (DOF); anuência para supressão em Mata Atlântica; critérios para desembargo de áreas rurais; Cadastro Ambiental Rural (CAR), reparação de danos ambientais, recuperação de áreas degradadas; sistemas de informação, como Pamgia e Recooperar; e Educação Ambiental no âmbito da gestão florestal.
O evento foi fundamentado nas diretrizes de integração dos órgãos ambientais de todas as esferas, conforme previsto na Lei Complementar nº 140/2011. Participaram 60 participantes, dentre eles, representantes do Ibama, da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), do Ministério Público Federal, do Ministério Público de Sergipe e da Universidade Federal de Sergipe.
Segundo a chefe da Divisão de Fiscalização Ambiental do Ibama em Sergipe, Maria Cristina Miranda Coelho, a ideia de promover o evento surgiu de uma série de reuniões técnicas que iniciamos com o órgão estadual desde 2024, a respeito do CAR, quando avaliou-se que as discussões sobre a gestão florestal deviam ser ampliadas ao máximo, entre todos os atores públicos envolvidos. "Esperamos que, a partir desse primeiro encontro, possamos aprimorar as ações de gestão e proteção ambiental ao longo do tempo", afirmou Maria Cristina.
Para Iris Rianne Santana Alves, chefe da Divisão Técnico-Ambiental do Ibama em Sergipe, "a iniciativa conjunta das divisões Técnico-Ambiental e de Fiscalização, que contou com o apoio da Diretoria de Biodiversidade e Florestas do Ibama, possibilitou fortalecer os entes do Sisnama, projetando um bom desempenho de suas responsabilidades na implementação da política ambiental no estado de Sergipe".
O superintendente do Ibama em Sergipe, Cássio Murilo Costa dos Santos, destacou que a gestão florestal nos biomas de Sergipe enfrenta múltiplos desafios, entre eles: a carência de dados atualizados sobre a cobertura vegetal, a sobreposição de competências entre os entes federativos e a limitada participação das comunidades tradicionais nas políticas públicas. "Vejo no I Encontro Interinstitucional de Meio Ambiente do Ibama/SE o início de uma produtiva jornada de fortalecimento do Sisnama em Sergipe, em prol de uma proteção ambiental cada vez mais efetiva", declarou.
Assessoria de Comunicação do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
61 3316-1015
